O curso de curta duração como ferramenta preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1809Palavras-chave:
Curso de extensão. Avaliação Nacional. IFPI / Campus Piripiri.Resumo
O presente estudo diz respeito à execução de projeto de extensão que objetivou incentivar os alunos a desenvolver disciplina em seus estudos e melhorar seu desempenho discente, preparando-o para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram ofertadas 30 vagas para o curso preparatório voltado para ENEM, entretanto foram preenchidas apenas 17. Os questionários aplicados aos discentes apontam que 72,7% tinham entre 18 a 21 anos de idade. Dentre os cursos de Ensino Médio Integrado aos Técnicos ofertados pelo IFPI/Campus Piripiri, 70,6% dos discentes estavam cursando o 4º Ano, enquanto que 47% e 47% pertenciam, respectivamente, ao curso de Administração e Comércio. Segundo os alunos, sua motivação para participação no referido curso deu-se devido sua busca por melhor preparação para a prova do ENEM. Os mesmos aprovaram em 72,8% o curso preparatório e 90,9% apontaram como ótimo a excelente o material distribuído para seu uso durante o curso. Por sua vez, os docentes das disciplinas tiveram 100% de aprovação nas classes ótima a excelente. A excelência dos docentes, em ministrar os conteúdos de forma dinâmica, clara e objetiva, foi apontado como um dos pontos positivos. Em termos gerais, o curso preparatório para o ENEM atingiu seus objetivos, pois incentivou os discentes a disciplinarem-se para estudo e prepara-los para o Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, atividades que tenha o mesmo viés desta deverão ser executadas almejando o melhor preparo discente para o ENEM.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p72-80.1809
Publicado
Versões
- 2021-10-15 (2)
- 2016-02-17 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.