O poder das representações no imaginário dos que fazem a educação

Autores

  • Leusa Fátima Possamai

Palavras-chave:

EJA. Representações. Poder simbólico. Conhecimento escolar. Práticas educacionais.

Resumo

Este artigo se propõe conceituar o que são “representações” e como elas, na escola, pautam o fazer dos profissionais da educação. O mais das vezes incorporadas ao longo de sua experiência, nem explícitas, nem sempre conscientes, se refletem em poder simbólico na relação com os alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Pelo depoimento de professoras da Educação de Jovens e Adultos, também de um aluno da EJA, é possível constatar como elas de fato assumem o poder simbólico e como, apesar de não ditas, não mais escritas, têm esse poder, exercem “autoridade”. Ainda que pareçam anônimas, autônomas e insubstituíveis, constituem um poder “invisível”. A “representação” é que “faz presente o que está ausente” (CHARTIER, 2011, p. 18).

Biografia do Autor

Leusa Fátima Possamai

Técnica em Assuntos Educacionais - departamento de Ensino.

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Publicado

2014-12-27

Edição

Seção

CURRÍCULO