Aplicação de um jogo para a inserção digital de uma turma de PROEJA do IFSC: análise sob a ótica do estudante
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar uma atividade lúdica proposta por meio de um jogo de tabuleiro para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica focada em duas frentes: uma sobre a necessidade do uso da tecnologia na vida cotidiana e no trabalho, e outra sobre o uso de metodologias lúdicas de ensino. Posteriormente, foi elaborado um jogo de tabuleiro contemplando um conjunto de atividades a serem realizadas no computador. Com o apoio de apostilas para o ensino de informática básica, construídas pelos autores, aplicou-se o jogo. Foram adotados, como instrumentos de produção de dados, dois questionários, apresentados aos participantes antes e depois da aplicação do jogo, além da observação da realização das atividades no computador. A análise de dados foi baseada em uma abordagem qualitativa. Analisando-se os resultados obtidos, ficou claro que a dinâmica proposta para esta pesquisa, desenvolvida especificamente para quem não tem familiaridade com a informática, pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: EJA. Jogo. Ensino de Informática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).