A efetivação do direito à educação: de jovens, adultos e idosos em tempo de pandemia (Covid-19): uma análise da proposta pedagógica de uma escola pública, Natal, Rio Grande do Norte
relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
RESUMO
A pandemia (Covid-19) trouxe grandes mudanças na vida das pessoas, principalmente, na vida educacional dos/as alunos/as da rede pública do país, em especial, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, os/as professores/as do nível I, alfabetização e nível II, sistematização da Escola Municipal José do Patrocínio, Natal, Rio Grande do Norte, elaboraram o projeto pedagógico, intitulado “O ensino remoto na educação de jovens e adultos (EJA): a efetivação do direito à educação e à saúde dos/as alunos/as e professores/as em tempo de Pandemia (Covid-19)”, com o objetivo de efetivar os Direitos Sociais – Direito à Educação dos jovens, adultos e idosos, matriculados na EJA. As atividades desenvolvidas contemplaram: aulas síncronas (remotas), fórum de debates, plantão de dúvidas e atividades avaliativas realizadas por meio das plataformas como Google Meet e Whatsapp. Paralelamente ao projeto pedagógico em comento, realizamos uma pesquisa qualitativa em educação (LUDKE; ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante; gravação das aulas, posteriormente, transcritas; diário de campo; pesquisa documental; e análise de conteúdo. Os resultados desse trabalho foram organizados e apresentados à coordenação pedagógica sob forma de relatório e, posteriormente, em artigo científico, ora apresentado com o objetivo de socializar as análises e conclusões sobre a efetivação do Direito à Educação de jovens, adultos e idosos no período de pandemia (Covid-19). Diante dos resultados, inferimos que o desenvolvimento das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o período de pandemia (junho a dezembro/2020) promoveu: a inclusão digital de jovens, adultos e idosos matriculados na EJA, nível I, alfabetização e nível II, sistematização; possibilitou aos alunos/as e professores/as superar desafios de ordem pedagógicas e institucional; construir e reconstruir saberes. Por fim, efetivou o Direito à Educação de jovens, adultos e idosos, já tão desrespeitado ao longo da vida, consequentemente, promoveu a formação social e educacional dos/as alunos/as e professores/as.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pandemia/Covid-19. Direito à Educação. Inclusão Digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).