A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO EM UM PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES: A EXPERIÊNCIA DO “PROGRAMA COMPARTILHAR” DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS
Palavras-chave:
Educação de Trabalhadores, Trabalho e Educação, Contra-hegemoniaResumo
O presente trabalho trata das considerações iniciais de um projeto de pesquisa que tem como objetivo problematizar a relação entre trabalho e educação em um programa de escolarização de adultos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS a partir da experiência de professores estagiários das áreas de Educação Física e História. A metodologia utilizada parte do materialismo histórico e dialético como teoria e método, utilizando como ferramentas observações e relatos de experiência dos professores, em um primeiro momento e posteriormente entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos da investigação que são estudantes trabalhadores, professores estagiários e gestores do Programa. Aponta-se como considerações iniciais, levando em conta o que emerge da experiência bem como da historicidade da Educação de Jovens e Adultos, para a necessidade de um resgate da centralidade do trabalho como princípio educativo nesta modalidade de ensino, bem como de uma proposta de escola unitária e de uma educação politécnica e omnilateral, a partir da perspectiva marxista de educação, construindo uma proposta educacional dos trabalhadores e não para os trabalhadores.
Referências
ARROYO, M. O direito do trabalhador à educação. In: GOMEZ, C. M. et al. (Org.) Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ARRUDA, M. A articulação trabalho-educação visando uma democracia integral. In:
GOMEZ, C. M. et al. (Org.) Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 4, p. 83-101.
CIAVATTA, M. A reconstrução histórica de trabalho e educação e a questão do currículo na formação integrada – ensino médio e EJA. In: TIRIBA, L; CIAVATTA, M. (Org.) Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.
DAMO, A. et al. Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: GONÇALVEZ, L. D.; MACHADO, C. (Org.) Marx e a educação: trabalho, natureza e conflito. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, C. M. et al. (Org.) Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012, cap. 1, p.19-38
FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados em suspenso. In: TIRIBA, L; CIAVATTA, M. (Org.) Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.
FRIGOTTO, G. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das idéias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 40, p. 168-194, jan.-abr. 2009. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100014&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 14 mar. 2009.
GOMES, C. M. Processo de trabalho e processo de conhecimento. In: GOMEZ, C. M. et al. (Org.) Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 4, p. 59-81
MARX, K. A ideologia alemã. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NOSELLA, P. Trabalho e educação. In: GOMEZ, C. M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. cap. 2, 39-58
SAVIANNI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
VENTURA, J. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (Org.) Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Laber Livro e Editora UFF, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).