AS RODAS DE CONVERSA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Rodas de conversa. Educação Popular.Resumo
O objetivo central do presente relato é o de problematizar o uso de Rodas de Conversa como metodologia pedagógica e investigativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) mediatizada pela Educação Popular. As ações fomentaram diálogos e discussões das quais emergiram algumas concepções sobre os processos de ensinar e aprender na EJA. Nessa proposta, todas as pessoas envolvidas têm a oportunidade de expressar o que pensam, o que sentem, além de manifestar suas visões de mundo. Os resultados apontam que os jovens e adultas(os) participantes, apesar da defasagem em relação aos seus estudos, pensam criticamente seu futuro, têm uma visão própria sobre seu processo de formação e desejam uma educação de qualidade, voltada aos seus interesses. Além disso, buscam processos de aprender e ensinar capazes de trazer mudanças em sua realidade, respeitando as suas experiências como ponto de partida para o próprio crescimento, independente de diplomas e certificações. Conclui-se que, para a maioria dos/as participantes, a aprendizagem significativa é o que os motiva na construção do conhecimento e as Rodas de Conversa se mostraram uma estratégia política libertadora, uma vez que nesse espaço suas vozes e opiniões se legitimam na escuta e no diálogo horizontal.
Referências
FIGUEIREDO, Alessandra Aniceto Ferreira de; QUEIROZ, Tacinara Nogueira de. A Utilização de rodas da conversa como metodologia que possibilita o diálogo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 10: Desafios atuais do Feminismo. Anais eletrônicos […] Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: www.fazendogenero.ufscar.br. Acesso em: 15 mar. 2015.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; BERNARDES, Nara Maria Guazelli. Roda de Conversas - Excelência acadêmica é a diversidade. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n. 1 (61), p. 53-92, jan./abr. 2007.
SILVA, Keila Mourana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. Ensinar e aprender sob o olhar de alunos de EJA: mediações da Educação Popular. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. Anais […] Florianópolis, 2015.
SILVA, Keila Mourana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos: Contribuições da educação popular. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, n. 45, p. 99-119, maio/agos., 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).