EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA

Autores

  • Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques IFRN
  • Angela B. Kleiman UNICAMP/CNPQ

Palavras-chave:

Letramentos. Educação profissional. EJA (PROEJA). Projetos de letramento. Currículo emancipatório.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos de um projeto para o letramento de jovens e adultos vinculados à educação profissional na modalidade de EJA. Refletimos sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) relativas à EJA e as implicações teórico-metodológicas e éticas decorrentes da adoção da perspectiva dos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 1995, 2000; STREET, 1984, 2006) e da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1996; GIROUX, 1986; 1997), especialmente, aquelas relativas à formação ampla, não meramente instrumental dos educandos para uma participação plena na vida cidadã. Os dados foram gerados em projetos de letramento desenvolvidos com alunos do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que os alunos precisam aprender funções para a escrita que não sirvam apenas para instrumentá-los para o trabalho, pois funções voltadas para a formação cidadã podem favorecer o trabalho com o currículo integrado à educação profissional.  

Biografia do Autor

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, IFRN

Linguística Aplicada

Angela B. Kleiman, UNICAMP/CNPQ

Departamento de Linguística Aplicada

Intituto de Estudos da Linguagem

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Publicado

2017-07-24