A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO COLÉGIO TÉCNICO DE BOM JESUS/PI
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Formação Profissional. Ensino Médio.Resumo
O estudo analisa a formação profissional integrada ao ensino médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das consequências para a vida pessoal e profissional de egressos. Traz reflexões acerca das aspirações individuais evidenciadas por meio da formação adquirida. Utilizou-se na metodologia a técnica do grupo focal para obtenção dos depoimentos de egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), da primeira turma do curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) no Estado do Piauí. Os resultados indicam que a formação técnica em Informática, no âmbito do PROEJA, influenciou o crescimento pessoal e profissional dos egressos. Conclui-se que houve o reconhecimento da instituição escolar no que se refere ao acolhimento e ao incentivo dos educandos. O serviço prestado pela comunidade escolar se configura como determinante para a superação das dificuldades e para o sucesso escolar do público da EJA.
Referências
___________. CONFINTEA V. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI, UNESCO, 1999.
___________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, CNE/CEB nº 16/1999. Disponível em <portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf>. Acesso em 25 out. 2012.
___________. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Documento Base, Brasília (DF): MEC, 2007.
___________. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio.
___________. Resolução CNE/CEB nº 4, de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
___________. Parecer 699/72. Doutrina e filosofia do ensino supletivo. In: Legislação do ensino Supletivo. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação, 1978. p. 37-71.
___________. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
___________. Parecer CNE/CEB nº 11/2008. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.
___________. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
___________. Legislação do ensino Supletivo. Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação, 1978.
BAJOIT, G.; FRANSSEN, A. O trabalho, busca de sentido. In: FÁVERO, Osmar et al. Juventude e contemporaneidade. Brasília: MEC, 2007 (Coleção Educação para Todos). p. 93-124.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura compreensível, artigo por artigo. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.
COSTA, R. C. D. ; SYDOW, B. ; SANTOS, S. V . Currículo Integrado no PROEJA: Caminhos inéditos para Educação de Jovens e Adultos? In: GODINHO, Ana Claudia Ferreira. (Org.) et al. Currículos e saberes do trabalho na Educação Profissional: Estudos sobre o PROEJA. Pelotas: Editora da UFPEL, 2012.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. Educação do aluno-trabalhador: uma abordagem alternativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 15, jun. 1992, p. 21-29.
FREIRE, Paulo et al. Educação: o sonho possível. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 25-41.
GADOTTI, Moacir. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e Adultos. São Paulo: Moderna, 2014.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.
HADDAD, Sérgio. Ensino supletivo no Brasil o estado da arte. Brasília: INEP, 1987.
KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino médio e profissional: as políticas do estado neoliberal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
___________. Ensino Médio: formação para a cidadania ou submissão ao mercado de trabalho. Revista APASE Suplemento Pedagógico, São Paulo, ano XII, n. 27, p.1-5, 27 abr. 2011.
LIMA FILHO, Domingos Leite. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho: elementos para discussão da reconfiguração do currículo e formação de educadores. In: MACHADO, Maria Margarida (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: SECAD/MEC, 2010. p. 119-130.
MANFREDI, Silvia M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional: práticas curriculares e pedagógicas. In: MENDES SOBRINHO, José A. de Carvalho; LIMA, Maria da Glória S. Barbosa (Orgs.). Formação, Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 233-254.
___________. Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional: desafios, dilemas, perspectivas na voz do aluno. In: FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; SANTOS, Mário G. dos; CASTRO, Mônica M. M. R. Nunes de (Orgs.). Conversas Pedagógicas: Textos e Contextos da docência. Teresina: EDUFPI, 2013. p. 291-305.
PIAUÍ. Matriz Curricular do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): Colégio Técnico de Bom Jesus, 2008.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Petrópolis, Rj: Vozes, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).