A EXPERIÊNCIA DO CURSO PROEJA-CERTIFIC TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO DO IFSC
Palavras-chave:
Educação Profissional. EJA. PROEJA. CERTIFIC.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de acompanhamento, pela equipe pedagógica, do curso “PROEJA-CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo” que vem sendo desenvolvido no campus Florianópolis-Continente, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Trata-se de um projeto piloto, iniciado em 2013, que congrega dois programas distintos, mas complementares: o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – e a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – CERTIFIC. Esse projeto visa contribuir com a Meta 10 do Plano Nacional de Educação – PNE, que prevê a oferta de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à educação profissional, até 2024. O curso foi elaborado a partir do diálogo com os trabalhadores da área de guiamento da região de Florianópolis e potenciais estudantes do curso. Considerando que o fator “tempo” é um dos maiores empecilhos à permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA – na escola, o Projeto Pedagógico do Curso – PPC – foi organizado com 50% de carga horária computada como “tempo-escola” e 50% como “tempo-social”. O “tempo-social” caracteriza-se por horas complementares realizadas no espaço extra-escolar. Por se tratar de uma proposta específica para o estudante-trabalhador, atribui-se grande importância à flexibilidade curricular, ao prever a estreita articulação entre o processo educativo que acontece no tempo-escola e no tempo-social.
Referências
BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília-DF, 2006.
______. Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF, 2014.
______. Observatório Nacional do PNE. MEC/Inep/DEED/Censo Escolar. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/10-eja-integrada-a-educacao-profissional>. Acesso em: 03 nov. 2016.
______. Portaria Interministerial (MEC e TEM) n° 1.082 de 20 de novembro de 2009. Cria a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC. Brasília-DF, 2009.
______. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional da Educação. Ministério da Educação/ Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014b. Disponível em:
<http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf> Acesso em: 03 nov. 2016.
______. Programa Nacional De Integração Da Educação Profissional Com A Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio – Documento Base. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, agosto 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular. Indaiatuba: Villa das Letras, 2008. (Coleção Dizer a Palavra).
_______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustaquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. 1a. ed. São Paulo: Moderna; Fundação Santillana, 2014. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8246FB74BF0146FC10A8A14E0E>. Acesso em: 17 ago. 2014.
IFSC. Regulamento Didático-Pedagógico. Florianópolis: IFSC, 2014a.
____. PROEJA-CERTIFIC Técnico em Guia de Turismo–Regional Santa Catarina – integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA. Florianópolis: IFSC, 2014b.
____. Resolução nº 47, de 18 de dezembro de 2014. Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidades Social (PAEVS) – Assistência Estudantil no Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis: IFSC, 18 de dezembro de 2014c.
____. Plano de Desenvolvimento Institucional. Florianópolis: IFSC, 2014d.
VITÓRIA-ES. Governo do Estado do Espírito Santo. Caderno de Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos. Vitória-ES, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).