A BUSCA ATIVA PARA QUALIFICAR A OFERTA DE CURSOS DO PROEJA PELO IFSC - CÂMPUS CANOINHAS
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. Educação profissional. PROEJA.Resumo
O presente estudo teve por objetivo realizar uma busca ativa para identificar a área de interesse dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que frequentam o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no município de Canoinhas. Tal estudo forneceu subsídios para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Canoinhas, possa fazer suas escolhas no que diz respeito à oferta educativa para este público em cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A pesquisa apontou como resultado que o curso de Gestão e Empreendedorismo foi o mais cotado, seguido de cursos nas áreas da Saúde, Beleza, Informática e Alimentos. A pesquisa também fornece indícios de que para que os alunos possam não só acessar, mas permanecer e concluir com êxito os cursos do PROEJA se faz necessário o envolvimento e o esforço coletivo para adequar a instituição às demandas apresentadas por eles, uma vez que são sujeitos que possuem o trabalho como fonte de suas subsistências e de sua família. Portanto, são, antes de serem estudantes, trabalhadores e como tais devem ser considerados no projeto pedagógico a ser construído pela instituição.
Referências
_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 05 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 05 mar. 2015.
CUNHA, C. M. da. Introdução: Discutindo conceitos básicos. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salto Para o Futuro: educação de jovens e adultos. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, SEED, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: Contagem da População. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010RGA.asp?o=12HYPERLINK "http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010RGA.asp?o=12&i=P"&HYPERLINK "http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010RGA.asp?o=12&i=P"i=P>. Acesso em: 05 mar. 2015.
_____. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 2014.
KOCH, Z. M. A volta dos excluídos: como conciliar estudo e trabalho. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175. set./dez. 1992. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/394/401>. Acesso em: 05 mar. 2015.
MOLL, J. (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PAIVA, V. P. Educação popular e educação de jovens e adultos. São Paulo: Loyola, 1973.
RAMOS, E. E. de L. Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma de PROEJA numa perspectiva de Educação Matemática Crítica. 2011. 301f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
SILVA, L. S. G. Juvenilização na EJA: experiências e desafios. 2010. 108 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27414/000764715.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.
SILVA, R. A. A Mulher na EJA: uma análise da 'diferença' na educação de jovens e adultos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNEROS, 7, 2006, Florianópolis. Resumos: Questões de Gênero e Educação ST 58. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/R/Raquel_de_Almeida_Silva_58.pdf> Acesso em: 05 mar. 2015.
SOARES, L. A formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, L.A.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).