Práticas pedagógicas no ensino de Geografia: experiências na educação de surdos
Palavras-chave:
Ensino de Surdos. Libras. Experiência Visual. Experiência Surda.Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo problematizar a prática docente desenvolvida com alunos surdos. Habituados a um sistema tradicional de ensino, parte dos professores, utilizam as mesmas metodologias para ensinar todos os alunos. Este relato questiona e pretende apresentar possibilidades para repensarmos as práticas educativas, principalmente na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Partindo da minha experiência surda e alinhada à perspectiva da educação de surdos, que valoriza a língua de sinais e as questões visuais da comunidade surda, dialogo sobre aprendizados proporcionados pelos alunos da EJA e as diferentes formas de valorização das experiências vividas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).