Da rarefação ao apagamento da modalidade escrita da língua em classe de Alfabetização de Jovens e Adultos: uma análise de ações didático-pedagógicas dissociadas de eventos de letramento
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Ensino de Língua Materna. Horizontalização das práticas de uso da língua.Resumo
O presente artigo tematiza a modalidade escrita da língua em turma de I Segmento do Curso de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. Nosso objetivo é problematizar o apagamento dessa modalidade da língua nas ações didático-pedagógicas, analisando tais ações quanto à sua caracterização e quanto à interpretação de três mulheres, que faziam parte da turma em questão, sobre essas mesmas ações. Para tal, utilizamos o diagrama integrado (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2012). Os resultados do estudo sinalizam para a não constituição dessas ações como eventos de letramento e, com isso, não contribuem para a horizontalização das práticas de letramento das mulheres participantes do estudo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).