O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Rede Municipal de Educação de Goiânia, Proposta pedagógica, Paulo FreireResumo
Este texto é um resgate da experiência vivida há dez anos com a educação de jovens de adultos, na Rede Municipal de Educação de Goiânia. Em seu desenvolvimento, organizado em duas partes, apresenta primeiramente o processo de construção coletiva de uma proposta pedagógica para esta modalidade de educação e uma releitura da análise feita à época pela equipe da Divisão de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Secretaria Municipal. Em seguida, esse prisma é complementado por meio de um estudo de caso junto a uma escola dessa rede, o qual possibilitou a verificação do alcance dessa proposta pelos sujeitos envolvidos no chão da escola. Inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, entre os instrumentos utilizados destacam-se a entrevista e o questionário. Os caminhos percorridos são um convite a reflexões acerca do movimento incessante entre os desafios e os enfrentamentos inerentes a essa modalidade de educação.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).