A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES SOB CONTROLE DOS EMPRESÁRIOS: O CASO DO PROEJA NO MARANHÃO
Palavras-chave:
Expansão da educação profissional, Qualificação Profissional, PROEJAResumo
O artigo apresenta o contexto da criação do PROEJA e das transformaçõesinstituídas pelo processo de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica.Assim, propõe-se compreender os limites e possibilidades de implantação desteprograma no IFMA, nos municípios de Açailândia e Buriticupu, considerando quea primeira fase da expansão está diretamente ligada às atividades produtivasda rota da Estrada de Ferro Carajás. Demonstra-se como se institui trajetóriassubordinadas de qualificação profissional por meio da pedagogia do capitalimperialismo,estreitando-se a relação pública e privada em atendimento àsdemandas da Vale para o interior do IFMA, incorporando as propostas industriaisà formação dos trabalhadores.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).