RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM 10 ANOS DE ANPEd
Resumo
A vasta produção teórica a respeito das desigualdades sociais e raciais no Brasil, analisadas à luz da compreensão de que o racismo é um elemento que opera na produção dessas desigualdades, tem sido fundamental para o debate em torno da finalidade que a educação pode assumir nas sociedades contemporâneas. Dessa forma, preocupamo-nos em realizar uma pesquisa bibliográfica no GT 18 da ANPEd, com o intuito de descrever e analisar de que maneira a temática das relações étnico-raciais tem sido articulada no campo da educação de jovens e adultos (EJA), nos últimos 10 anos. Apesar de diferentes articulações possíveis, não identificamos trabalhos que abordassem a EJA do ponto de vista das relações étnico-raciais, do racismo ou da discriminação étnico-racial, ainda fortemente presentes em nossas relações cotidianas e nos espaços escolares.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).