Construção de um livro de receitas com a turma do Curso PROEJA-FIC Panificação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos. PROEJA-FIC. Letramento. Interdisciplinaridade. Produtos panefícios.Resumo
Este artigo descreve e analisa um projeto de trabalho desenvolvido com a turma do curso PROEJA-FIC Panificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, em parceria com a Escola Municipal Doutor Custódio Junqueira do Municípiode Argirita/MG. O trabalho consistiu na construção de um livro de receitas de produtos panefícios. As receitas presentes no livro foram aprendidas durante o curso ou foram resgatadas na comunidade dos alunos. Cada receita foi acompanhada do relato de como se deu o aprendizado de como fazer pães, bolos e biscoitos. Este trabalho proporcionou aos estudantes a oportunidade de reflexão sobre a prática de panificação aprendida no curso, o desenvolvimento das habilidades de escrita e a significação do ato de escrever. Além disso, as atividades desenvolvidas estimularam a realização de um trabalho interdisciplinar, envolvendo ciências, história, matemática e geografia, integrando as disciplinas propedêuticas e técnicas, conferindo maior sentido à formação básica e contribuindo para o letramento dos estudantes. Os estudantes e professores demonstraram envolvimento e disponibilidade no acolhimento das ideias e disposição para a execução dos trabalhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).