RESSIGNIFICAÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSOS DE LETRAMENTO DE ALUNOS DO PROEJA

Autores

  • Adriana Fischer Universidade Católica de Pelotas - UCPel
  • Evanir Piccolo Carvalho UCPEL

Palavras-chave:

Letramentos, Identidades, Proeja.

Resumo

Este artigo analisa, por meio de discursos de jovens e adultos, identidades construídas e ressignificadas por eles, a partir do ingresso em práticas de letramento no Proeja. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, a partir do corpus formado por entrevistas narrativas e anotações do grupo focal realizado com sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O suporte teórico advém da perspectiva dialógica bakhtiniana, da teoria sociocultural dos letramentos e dos estudos culturais reveladores de processos identitários. Os resultados apontam identidades negativas do passado, incluindo os processos de letramento. No presente, por outro lado, os sujeitos projetam imagens positivas de si e dos processos de letramento. As vozes desses sujeitos indicam que a vida trouxe descontinuidades nos estudos, mas também saberes da experiência e aprendizagens diferenciadas, que contribuem para uma avaliação positiva deles próprios no contexto escolar atual do Proeja.

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Publicado

2013-05-18

Edição

Seção

CURRÍCULO