https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/issue/feed Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025-07-17T16:59:20+00:00 Coordenação de Publicações | IFSC publicacoes@ifsc.edu.br Open Journal Systems <p><strong>CADERNO DE RESUMOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA<br /></strong>Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)<br /><strong>ISSN 2965-8772</strong></p> https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3958 APLICAÇÃO DE MÉTODOSE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA GESTÃO DE ESTOQUE EM UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL DE BEBIDAS 2025-05-29T12:36:00+00:00 Brayan Schmitz eric.costa@ifsc.edu.br Eric Costa Carvalho eric.costa@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3966 DESENVOLVIMENTO DE UM LAYOUT SEGURO PARA INSTALAÇÕES DE ESTAÇÕES DE RECARGA DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS 2025-05-29T13:12:46+00:00 João Vitor Paim Duarte danilo.sa@ifsc.edu.br Danilo Ribamar Sá Ribeiro danilo.sa@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3965 MONITORAMENTO DO ÍNDICE ULTRAVIOLETA EM CAÇADOR/SC E DIVULGAÇÃO PÚBLICA A COMUNIDADE VIA SISTEMA WEB COM DADOS COLETADOS POR SENSORES OPEN SOURCE 2025-05-29T13:07:59+00:00 Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br Jean Marcel De Almeida Espinoza eduardo.villar@ifsc.edu.br Patrícia Frangelli Bugallo Lopes eduardo.villar@ifsc.edu.br Paolo Targioni eduardo.villar@ifsc.edu.br Deivid Cristian Leal Aves eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3964 PROPOSTA DE IMPLEMEMTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA MICROEMPRESA DE CAÇADOR SC 2025-05-29T13:00:42+00:00 Thyliana Solutchak Veiga sebastiam.perini@ifsc.edu.br Sebastiam Johann Batista Perini sebastiam.perini@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3963 APLICAÇÃO DO MÉTODO SLP EM UMA EMPRESA DE USINAGEM PARA INSTALAÇÃO DE NOVAS MÁQUINAS NO SETOR PRODUTIVO 2025-05-29T12:56:54+00:00 Sergio Artuzzo Costa Junior eric.costa@ifsc.edu.br Eric Costa Carvalho eric.costa@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3962 ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CYBERUS 2025-05-29T12:52:35+00:00 Cauã Miguel, Diogo Oliveira eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3961 UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UM SUBSETOR DE UMA EMPRESA METALÚRGICA EM CAÇADOR - SC 2025-05-29T12:48:27+00:00 André de Mello Oliveira eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Villar Guedes eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3960 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE GESTÃO E ROTEIRIZAÇÃO PARA MICROEMPREENDEDORES DO SETOR DE ENTREGAS 2025-05-29T12:44:57+00:00 Julio Cesar Mantoani eric.costa@ifsc.edu.br Eric Costa Carvalho eric.costa@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3959 PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO UTILIZANDO SISTEMA APS: ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÃO EM UM CURTUME EM CAÇADOR–SC 2025-05-29T12:40:25+00:00 Gabriel de Simas Antunes eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3967 UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E USO DE TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE ROBÔS DE FORMA SUSTENTÁVEL 2025-05-29T13:22:40+00:00 Luzitânia DallAgnol luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Adriana Salvador Zanini luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Eric Costa Carvalho luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Gabriely da Silva Rodrigues Alves luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Gabriel Hermann Negri luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Paolo Targioni luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Sarah Jane Souza da Silva luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Yves Garnard Irilan luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Natan Gabriel Bataglion luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3957 VISIBILIDADE DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IFSC CAÇADOR 2025-05-29T12:32:08+00:00 Eduardo VILLAR eduardo.villar@ifsc.edu.br G. SOARES eduardo.villar@ifsc.edu.br J. ESPINOZA eduardo.villar@ifsc.edu.br L. AZEVEDO eduardo.villar@ifsc.edu.br Paolo TARGIONI eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3956 INSTALAÇÃO E VALIDAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE TEMPERATURA DE EQUIPAMENTO PROTÓTIPO PARA AULAS PRÁTICAS DO PROCESSO DE ROTOMOLDAGEM 2025-05-29T12:25:32+00:00 Nycollas G. Pires de Morais Dal’acqua rodrigo.paggi@ifsc.edu.br Rodrigo Dalmina rodrigo.paggi@ifsc.edu.br Rodrigo Acácio Paggi rodrigo.paggi@ifsc.edu.br Eduardo Nascimento Pires rodrigo.paggi@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3955 PROJETO INTEGRADOR 2025-05-29T12:18:32+00:00 Thiago Mateus Lourenssi Oliveira sayonara.varela@ifsc.edu.br Helena Kormann sayonara.varela@ifsc.edu.br Helena Amaral sayonara.varela@ifsc.edu.br Yumi Marina Ueda Burg sayonara.varela@ifsc.edu.br Vitória Medeiros França sayonara.varela@ifsc.edu.br Sayonara Varela sayonara.varela@ifsc.edu.br Jeferson Schneider sayonara.varela@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3954 VALORIZANDO DIVERSAS INTELIGÊNCIAS 2025-05-29T12:10:27+00:00 Thiago Mateus Lourenssi Oliveira eduardo.villar@ifsc.edu.br Helena Kormann eduardo.villar@ifsc.edu.br Clara Sthefanny Ribeiro eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br Janaína Stábile Soares Lenzi eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3953 VISIBILIDADE DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TÉCNICO EM PLÁSTICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFSC CAÇADOR 2025-05-29T12:03:49+00:00 T. M. Lourenssi Oliveira eduardo.villar@ifsc.edu.br V. Rodrigues de Brito eduardo.villar@ifsc.edu.br R. V. W. Scolaro eduardo.villar@ifsc.edu.br Paolo Targioni eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3952 PROPOSIÇÃO DE MELHORIA EM UM SETOR DE AFIAÇÃO DO RAMO MOVELEIRO COM BASE NA GESTÃO DE ESTOQUE 2025-05-29T11:56:33+00:00 Renan Scolaro danilo.sa@ifsc.edu.br Danilo Ribamar Sá Ribeiro danilo.sa@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3951 INCENTIVANDO O EMPREENDEDORISMO EM CAÇADOR/SC - 7a Edição 2025-05-28T20:49:16+00:00 Rafael Klein Moreschi rafael.moreschi@ifsc.edu.br Danielle Regina Ullrich rafael.moreschi@ifsc.edu.br Sayonara Varela rafael.moreschi@ifsc.edu.br Giulia Letícia Festugatto rafael.moreschi@ifsc.edu.br Roger Douglas Mallmann rafael.moreschi@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3950 FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2025-05-28T20:42:05+00:00 Rafael Klein Moreschi rafael.moreschi@ifsc.edu.br Danielle Regina Ullrich rafael.moreschi@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar rafael.moreschi@ifsc.edu.br Sayonara Varela rafael.moreschi@ifsc.edu.br Thiago Mateus Lourenssi Oliveira rafael.moreschi@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3968 A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO X SUPERIOR 2025-05-29T13:41:14+00:00 Luzitânia DallAgnol luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Adriana Salvador Zanini luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Edmar Dionizio luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Eric Costa Carvalho luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Paolo Targioni luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3944 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UM RESTAURANTE NA CIDADE DE CAÇADOR - SC 2025-05-28T16:12:55+00:00 Danilo Ribamar Sá Ribeiro danilo.sa@ifsc.edu.br Ana Caroline dos Santos danilo.sa@ifsc.edu.br <p>O ato de alimentar-se fora de casa tem se tornado cada vez mais relevante no dia a dia das pessoas, devido a uma série de fatores, como às distâncias entre casa e o trabalho, e à falta de tempo para preparar refeições em casa. Nesse cenário, os restaurantes têm se tornado uma das opções mais buscadas. Sendo assim a qualidade dos serviços, dos produtos e dos alimentos desempenham um papel crucial na satisfação dos cliente e no sucesso de um restaurante. A avaliação da qualidade em serviços acontece ao longo do processo de prestação do mesmo, onde a empresa pode satisfazer ou não o cliente no momento do contato. A satisfação do cliente com a qualidade do serviço pode ser definida pela comparação da percepção do serviço prestado com as expectativas do serviço desejado (Fitzsimmons; Fitzsimmons, 2014). Para medir a satisfação do cliente com aspectos da qualidade de serviço, Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988) desenvolveram o SERVQUAL este instrumento de pesquisa por levantamento que é baseado na premissa de que os clientes podem avaliar a qualidade do serviço, comparando suas percepções desse serviço com suas próprias expectativas.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3945 AVALIAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA MENSURAÇÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE MADEIRA COMPENSADA 2025-05-28T16:41:28+00:00 Amanda Antunes Rodrigues sebastiam.perini@ifsc.edu.br Sebastiam Johann Batista Perini sebastiam.perini@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3946 ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ESTOQUE VERTICAL EM UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO LOCALIZADA NO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA 2025-05-28T16:46:05+00:00 Erivelto Faé Fernandes eric.costa@ifsc.edu.br Eric Carvalho eric.costa@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3947 UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM LEAN HEALTHCARE NO FLUXO DE ATENDIMENTO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CALMON - SC 2025-05-28T20:15:17+00:00 Vanessa Pinto dos Santos lucio.galvao@ifsc.edu.br Lúcio Galvão Mendes lucio.galvao@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3948 OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO RAMO FLORESTAL EM CAÇADOR 2025-05-28T20:21:19+00:00 Nicolas Otavio Heinz danilo.sa@ifsc.edu.br Danilo Ribamar Sá Ribeiro danilo.sa@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3949 DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA 2025-05-28T20:29:28+00:00 Gabriel Hermann Negri alex.oliveira@ifsc.edu.br Alex Sandro Matos de Oliveira alex.oliveira@ifsc.edu.br Murilo Lima Kacharouski alex.oliveira@ifsc.edu.br Eduarda Müller de Andrade alex.oliveira@ifsc.edu.br Natan Gabriel Bataglion alex.oliveira@ifsc.edu.br 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3969 ANÁLISE ESTATÍSTICA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA FOZ DO RIO TROMBUDO EM FUNÇÃO DO CULTIVO DE ARROZ IRRIGADO 2025-05-29T20:50:38+00:00 Ester Hasse ester.hasse@ifsc.edu.br Estefanie Hasse Tonet ester.hasse@ifsc.edu.br Carlos Gaertner ester.hasse@ifsc.edu.br Jeferson Schneider Carletto ester.hasse@ifsc.edu.br Lorenzo Eugenio Haymussi Costa Porto ester.hasse@ifsc.edu.br Adilson Dias da Silva ester.hasse@ifsc.edu.br Yves Garnard Yrilant ester.hasse@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">O presente trabalho tem por objetivo a análise da qualidade da água do Ribeirão Mosquitinho, Ribeirão Mosquito e Rio Trombudo em função da atividade agrícola provinda do cultivo de arroz no município de Agronômica. São avaliados o pH, a turbidez e os sólidos dissolvidos totais contidos nas amostras obtidas dos corpos da água. O resultado médio para pH foi de 6 para todas as amostras. Já para a turbidez, o Ribeirão Mosquitinho apresentou a média de 59,8 ± 4,8 NTU, o Ribeirão Mosquito 85,1 ± 12,6 NTU, o Rio Trombudo 170,0 ± 22,4 NTU e as arrozeiras 126,2 ± 99,7 NTU. Para os sólidos dissolvidos totais foi observado 24,9 mg/L, 30,9 mg/L, 56,7 mg/L e 31,4 mg/L, respectivamente. É possível observar que o pH e os sólidos totais se encontram de acordo com a<br>resolução da CONAMA nº357, diferentemente da turbidez, que está, também, acima do limite verificado anteriormente pelo Projeto Piava. Conclui-se que não é possível relacionar a degradação dos corpos analisados, com o cultivo de arroz irrigado, nas arrozeiras no período de entressafra, porém é evidente a degradação do Rio Trombudo quanto à turbidez nas últimas décadas</span> </p> 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4017 ENSINO DA MATEMÁTICA NO PROEJA 2025-07-04T17:34:41+00:00 Luzitânia DallAgnol luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Carla Tatiane Coutinho Olegário luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">O presente artigo é uma reflexão sobre a importância da contextualização da Matemática no ensino e aprendizagem dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, analisou dois artigos que destacam o valor da contextualização nesse contexto educativo. A análise desses trabalhos revela que a compreensão e eficácia do ensino da Matemática são significativamente ampliadas quando os conteúdos teóricos são relacionados às experiências e à realidade dos alunos. A contextualização permite que os conceitos matemáticos sejam integrados às vivências dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e significativo. Ao conectar a teoria com as práticas e situações do cotidiano dos alunos, o ensino da Matemática no Proeja se torna mais acessível e aplicável, facilitando uma aprendizagem mais profunda e efetiva. Os autores concluem que a abordagem didático-pedagógica do PROEJA deve levar em consideração as<br>características específicas do seu público-alvo para atender a essas necessidades e aproveitar as potencialidades dos alunos.</span> </p> 2025-07-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4018 SEQUÊNCIA FEDATHI UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA 2025-07-04T17:41:48+00:00 Luzitânia DallAgnol luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br Glauce Aparecida Braga Françoso luzitania.dallagnol@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">Diante das frequentes dificuldades enfrentadas pelos professores em desenvolverem o aprendizado matemático, em tornar as aulas mais atraentes com a reformulação dos modelos metodológicos de ensino, tendo em vista o aprendizado no cenário atual da o uma análise documental qualitativa/descritiva de dissertações que descrevem a utilização da Sequência Fedathi, em salas de aulas do ensino regular da Educação Básica. Mostrando como essa sequência foi aplicada em turmas de 4º e 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática e no 2º ano do ensino médio na disciplina de Física. Destacando também o ensino no período pandêmico. Fez-se de inicio a descrição detalhada das etapas da Sequência Fedathi, bem como a relação com sua importância sendo ferramenta pedagógica aplicada à resolução de problemas. No segundo momento, detalha como ela<br>foi utilizada em sala de aula, propiciando dessa forma a interação ativa entre professor, aluno e conteúdo. Mostrando por consequência de maneira dinâmica o interesse e motivação dos estudantes, na construção do pensamento reflexivo diante do seu<br>aprendizado, validando então de maneira positiva, a aplicação da Sequência Fedathi.</span> </p> 2025-07-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3932 2ºFESTIVAL DO TAQUARA VERDE: EM MEMÓRIA DA CULTURA CABOCLA DO CONTESTADO 2025-05-27T12:24:24+00:00 Gilson Cousseau patricia.frangelli@ifsc.edu.br Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento patricia.frangelli@ifsc.edu.br Adilson Dias da Silva patricia.frangelli@ifsc.edu.br Kevin Bracht Fank patricia.frangelli@ifsc.edu.br Kamily Vitória Souza de Lima patricia.frangelli@ifsc.edu.br <p>A Taquara Verde, distrito anterior ao próprio município de Caçador/SC, tem uma rica história vinculada ao Caminho de Tropas e a figuras como Thomaz Gonçalves Padilha, fundamental na formação do município em 1934. Inserida nas disputas territoriais entre Paraná e Santa Catarina, a região está profundamente conectada à história do Contestado, preservando elementos como os pocinhos do monge João Maria e práticas de benzimentos. Apesar de sua identidade cabocla marcante, a região enfrenta um apagamento cultural devido ao preconceito estrutural. A música, contudo, resiste como expressão da diversidade cultural resultante da integração entre imigrantes europeus, indígenas e negros. Em 2023, o primeiro Festival da Música Cabocla do Taquara Verde foi realizado graças à parceria entre o IFSC, a ATAVUS e a Prefeitura de Caçador, promovendo a identidade cabocla. Este ano, o 2º Festival será proposto como encerramento da Semana do Contestado. O projeto visa fortalecer a identidade cabocla do Contestado por meio da música, facilitando a comunicação de experiências culturais e promovendo a compreensão da música como diálogo social. Além disso, busca auxiliar a ATAVUS a promover vínculos comunitários, estimulando a interação e o fortalecimento das relações sociais e culturais, contribuindo para a valorização e preservação da identidade local</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3895 A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO ENTRE ALUNOS DO IFSC 2025-04-29T18:44:05+00:00 Isabeli Moraes dos Santos joana.baldissera@ifsc.edu.br Isabela Pustelnik joana.baldissera@ifsc.edu.br João Vitor Granemann Mello joana.baldissera@ifsc.edu.br Ester Hasse joana.baldissera@ifsc.edu.br Joana Neres da Cruz Baldissera joana.baldissera@ifsc.edu.br <p align="justify">O presente trabalho tem por objetivo abordar a prática de exercícios físicos entre os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Caçador. As atividades físicas como um todo não apenas fortalecem o corpo, mas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na saúde do cérebro. Estudos científicos têm demonstrado que o exercício regular pode melhorar funções cognitivas, aumentar a capacidade de concentração e memória, além de contribuir para o bem-estar mental. Assim, este resumo visa destacar analisar informações sobre os hábitos de atividade física dos alunos, buscando compreender como essa prática se manifesta no cotidiano escolar.</p> 2025-04-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3897 CORAL IFSC CAÇADOR 2025-04-29T19:40:01+00:00 Edmar Dionízio ester.hasse@ifsc.edu.br Ester Hasse ester.hasse@ifsc.edu.br Natan Gabriel Bataglion ester.hasse@ifsc.edu.br Lucas Gabriel de Azevedo ester.hasse@ifsc.edu.br Lorenzo Eugenio Haymussi Costa Porto ester.hasse@ifsc.edu.br Luzitânia DallAgnol ester.hasse@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">O projeto do Coral do IFSC-Caçador tem como objetivo geral pesquisar e executar canções e obras para a formação de coro vocal com acompanhamento de instrumentistas. Vislumbra-se com este projeto um meio para formação de um coro dentro da instituição que com intuito de torná-lo permanente, mesmo após o fim das atividades previstas dentro do prazo de execução deste projeto.Este projeto visa a valorização e aprimoramento dos talentos existentes em nossa comunidade escolar e externa, permitindo que os participantes atuem como artistas, seja através do canto ou da execução instrumental.Em diálogo com os objetivos de desenvolvimento sustentável, ressalto a relação deste projeto com o item 4) educação de qualidade, por entender a proposta como um diferencial, valorizando a atividade artística e a cultura como meios de acesso à educação. O projeto também dialoga com o item 10) redução das desigualdades, pois pretende-se dar prioridade na escolha de alunos bolsistas considerando seu IVS (Índice de Vulnerabilidade Social).No projeto serão realizadas pesquisas de canções e repertórios corais, abordando o aprendizado de aspectos da história da música, elementos musicais e ritmos musicais. Em sequência às atividades de pesquisa, serão realizados ensaios e apresentações públicas do grupo, com intuito de divulgar o grupo e para que os maiores números possíveis de pessoas da comunidade externa tenham contato com as atividades desenvolvidas.O público alvo do projeto são os alunos, servidores da instituição e terceirizados e a comunidade externa. Os envolvidos atuarão como cantores do coral ou instrumentistas que o acompanharão no grupo vocal.</span> </p> 2025-04-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3898 DESVENDANDO A SINFONIA DA ALMA 2025-04-29T20:12:31+00:00 Ester Hasse ester.hasse@ifsc.edu.br Edmar Dionízio ester.hasse@ifsc.edu.br Daiane Alves Rodrigues ester.hasse@ifsc.edu.br Eduarda Muller de Andrade ester.hasse@ifsc.edu.br Erika Machado ester.hasse@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">Este projeto de extensão visa servir como ferramenta para promover o protagonismo discente, o desenvolvimento social e o bem-estar. Através do ensino e da prática da música, buscamos despertar habilidades cognitivas, sociais e emocionais nos participantes, além de abordar questões de inclusão, igualdade de gênero e educação de qualidade. O projeto será realizado no Campus Caçador, entre setembro e dezembro de 2024.</span></p> 2025-04-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3930 EMPATIA EM FOCO: DESVENDANDO O BULLYING POR MEIO DE UM PROGRAMA DE PODCASTS 2025-05-27T11:27:17+00:00 Ricardo de Campos ricardo.campos@ifsc.edu.br <p>Este projeto de pesquisa-ação teve como objetivo incentivar os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do IFSC - campus Caçador a pesquisarem e conhecerem mais sobre as diversas práticas de (cyber)bullying, pois, muitas vezes, não há oportunidades de se criar consciência, prevenir e combater essas práticas e garantir, dessa forma, um ambiente seguro e saudável para todos os estudantes. Para isto, este trabalho propôs aos estudantes a criação de um programa de podcasts de combate ao (cyber)bullying “Empatia em foco: desvendando o bullying”. Ele foi desenvolvido nas aulas de Português e teve o apoio da assistente social do campus e da estagiária em Psicologia da Universidade Alto Vale do Rio de Peixe - Uniarp. Após a organização dos grupos, as escolhas dos temas, as pesquisas e a produção dos roteiros, os estudantes foram conduzidos ao estúdio da Inova Contestado, em Caçador, no qual foram gravados os podcasts. O material gravado (vídeos e áudios) foi posteriormente editado pelo estudante bolsista utilizando um programa de edição de vídeos.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3931 PROJETOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TURMAS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO E SUBSEQUENTE 2025-05-27T11:46:46+00:00 Joana Neres da Cruz Baldissera patricia.frangelli@ifsc.edu.br Edmar Dionizio edmar.dionizio@ifsc.edu.br Alex Sandro Matos de Oliveira patricia.frangelli@ifsc.edu.br Celso Cardoso de Lima Junior patricia.frangelli@ifsc.edu.br Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento patricia.frangelli@ifsc.edu.br <p>No IFSC Câmpus Caçador, estão em andamento diversas iniciativas de educação ambiental nos cursos técnicos integrados em administração, informática e subsequente em eletromecânica. Este projeto, apresenta-se como um grande guarda-chuva que visa promover o aprendizado prático e o engajamento dos estudantes em soluções sustentáveis, explorando a energia solar, a construção de uma estação medidora de raios UV, o espaço das composteiras e o cuidado na estufa. Os estudantes estão sendo desafiados a analisar, instalar e monitorar sistemas de energia solar para carregar dispositivos, restaurar suportes com solda, criar o espaço para a estação medidora e posteriormente, monitorar os raios ultravioletas e criar um bosque com árvores nativas, implementar o espaço do relógio biológico, pesquisar sobre os biomas, ter uma visão paisagística mais integrativa, visando a ideia do bem-viver. O projeto tem como escopo a pedagogia de projetos, a adoção de metodologias ativas e ações interdisciplinaridade, visando estimular os estudantes a enfrentar desafios de sustentabilidade enquanto desenvolvem um entendimento mais prático das questões ambientais.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3933 COMO EMPRESAS FAMILIARES DE CAÇADOR RESOLVEM SUAS DIFICULDADES COM A GESTÃO 2025-05-27T14:40:09+00:00 Sayonara VARELA eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes VILLAR eduardo.villar@ifsc.edu.br Fabiano Augusto de Paula CRISAFULI eduardo.villar@ifsc.edu.br Ana Carolina GRANEMANN eduardo.villar@ifsc.edu.br Carinni Scapin SERAFIM eduardo.villar@ifsc.edu.br Miguel MORAES eduardo.villar@ifsc.edu.br Brenda Lygia HOLUBE eduardo.villar@ifsc.edu.br Roger Douglas MALLMANN eduardo.villar@ifsc.edu.br <p>Essa pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades nas empresas familiares (EFs) de Caçador e como seus gestores lidam com essas dificuldades. As empresas familiares são predominantes no país, e por isso são muito utilizadas para estudos e discussões, sendo dessa relevância no mercado, se trata de um assunto importante a ser pesquisado e passado adiante. As empresas familiares tradicionais desempenham um papel importante socialmente e economicamente,<br />mas sofrem de muitos problemas na gestão, principalmente na gestão e na sucessão das empresas. Gestores inexperientes costumam cometer muitos erros como não perceber conflitos, não pedir ajuda, pedir ajuda a pessoa errada, dentre outros, mas um dos principais conflitos em EFs é a sucessão, ou seja, passar a administração da organização de uma geração para outra, que, com a falta de preparação e competências do sucessor, pode acarretar em maiores problemas para a empresa. Com isso em mente, iremos utilizar o método qualitativo por conveniência de entrevistas semi-abertas para gestores de Caçador com o objetivo de analisar esses aspectos e encontrar possíveis soluções para esses problemas, formas de antecipar esses conflitos, além de trazer novas propostas para futuras pesquisas .</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3934 O IMPACTO SOCIAL DO ESPORTE E SUA GESTÃO EM CAÇADOR (Com ênfase no accountability do clube ACB Hunters) 2025-05-27T14:53:44+00:00 Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br Andrea Simone Machiavelli eduardo.villar@ifsc.edu.br Fabiano Augusto de Paula Crisafuli eduardo.villar@ifsc.edu.br José Henrique Czrnhak eduardo.villar@ifsc.edu.br Nataly Isabela Calisto eduardo.villar@ifsc.edu.br Lucas Rosa eduardo.villar@ifsc.edu.br Matheus Martins Porto eduardo.villar@ifsc.edu.br Brenda Fátima Rocha dos Santos eduardo.villar@ifsc.edu.br <p>O estudo investiga a prática de accountability na gestão esportiva, focando no impacto desse conceito no desenvolvimento do esporte na cidade de Caçador, particularmente no clube ACB Hunters. O objetivo central é entender como a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade social influenciam a gestão do clube e, consequentemente, a comunidade local. A pesquisa se justifica pela importância de fortalecer a confiança da comunidade no clube, promovendo desenvolvimento local e inclusão social por meio do esporte. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica e qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade, gestores e atletas, além de observação participante em eventos do clube. A análise será feita através de técnicas de análise de conteúdo temática, visando identificar padrões e tendências nas respostas dos participantes. Os resultados esperados incluem uma compreensão aprofundada do papel da accountability na gestão do ACB Hunters, destacando como a transparência e a prestação de contas podem engajar a comunidade. A pesquisa também pretende evidenciar os benefícios sociais do esporte, contribuindo para o avanço do conhecimento em gestão esportiva e sugerindo melhorias nas práticas administrativas de clubes esportivos. </p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3935 MULHERES DO CONTESTADO 2025-05-27T20:36:19+00:00 Ellen Gonchoreki dos Santos patricia.frangelli@ifsc.edu.br Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento patricia.frangelli@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">A região do Contestado é povoada por memórias oriundas da Guerra de mesmo nome. As mulheres caboclas tiveram um papel fundamental neste que foi um dos maiores conflitos agrários do país e da América Latina. Este papel foi importante tanto no cuidado dos redutos, na cura e benzimentos, na luta propriamente dita quanto nas orientações baseadas em vidências. Considerando estes elementos, o presente projeto visa destacar a temática do gênero, a interdisciplinaridade do currículo, a<br />sustentabilidade e ressignificar o lugar de vivência dos estudantes do contestado por meio do desenvolvimento de um painel sustentável com os resíduos gerados durante as atividades práticas nos laboratórios dos cursos da área de plásticos do IFSC-Câmpus Caçador.</span></p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3936 OS DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO JOVEM EM CAÇADOR-SC 2025-05-27T20:48:13+00:00 Nathan Gonçalves eduardo.villar@ifsc.edu.br Rômulo Arthur Tomazini eduardo.villar@ifsc.edu.br Gustavo Lemos eduardo.villar@ifsc.edu.br Renan de Oliveira Fhynbeen eduardo.villar@ifsc.edu.br Fabiano Augusto de Paula Crisafuli eduardo.villar@ifsc.edu.br Danielle Regina Ullrich eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br <p><span class="fontstyle0">O objetivo do trabalho consiste em identificar os desafios enfrentados pelo jovem empreendedor, enfrentando dificuldades burocráticas, concorrência desleal e limitações financeiras. Nessa literatura, abordamos os conceitos de empreendedorismo e empreendedor, o conceito de empreendedor jovem e os dois tipos de empreendedorismo: por necessidade e por oportunidade. A pesquisa será básica e de caráter descritivo. Quanto aos procedimentos, trata-se de estudos de casos múltiplos, por meio da abordagem qualitativa. O público alvo são empreendedores jovens e a análise dos dados será feita pela análise de conteúdo temático. Esperamos identificar os desafios e as motivações enfrentadas pelos empreendedores jovens e como é o processo de criar um negócio do zero.</span></p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3937 GRUPO DE PERCUSSÃO IFSC-CAÇADOR 2025-05-27T22:38:56+00:00 Edmar Dionizio edmar.dionizio@ifsc.edu.br Ester Hasse edmar.dionizio@ifsc.edu.br Vitor Meirelles da Silva edmar.dionizio@ifsc.edu.br Luzitânia Dall’Agnol edmar.dionizio@ifsc.edu.br Raul Martinho Knecht edmar.dionizio@ifsc.edu.br Debora Fernanda Gomes edmar.dionizio@ifsc.edu.br Nicolle Luise Grutzmann Tomazini edmar.dionizio@ifsc.edu.br <p>O projeto do Grupo de Percussão IFSC – Caçador tem como objetivo geral pesquisar e executar ritmos musicais através do uso de instrumentos de percussão. Este projeto visa o aproveitamento de instrumentos de percussão pré-existentes no Campus de Caçador, bem como a confecção de instrumentos alternativos com o uso de materiais recicláveis, contemplando desta forma o aspecto da sustentabilidade e ajudando o meio ambiente da cidade. No projeto serão realizadas pesquisas de ritmos musicais (ritmos brasileiros, ritmos característicos da música catarinense, ritmos regionais e internacionais de diversos períodos da história da música), em sequência às atividades de pesquisa, serão realizados ensaios e apresentações públicas, com intuito de divulgar o grupo e ampliar seu alcance na comunidade. O projeto também contempla a pesquisa de materiais recicláveis que podem<br>ser utilizados para confeccionar instrumentos de percussão alternativos que serão utilizados para incrementar o grupo de percussão, em atenção ao aspecto da sustentabilidade. O público alvo do projeto são os alunos, servidores da instituição e terceirizados e a comunidade externa. O período de realização do projeto será de 30 de setembro a 29 de novembro de 2024.As atividades serão desenvolvidas no IFSC – Câmpus Caçador, no Laboratório de Artes e Quadra de Esportes, prevendo a<br>participação em apresentações públicas e um evento final que será uma apresentação pública. Trata-se de uma apresentação para a comunidade em geral onde os envolvidos se apresentarão tocando seus instrumentos e demonstrando os resultados de suas pesquisas. Neste evento serão utilizados os instrumentos do IFSC-Caçador e os instrumentos construídos de materiais recicláveis.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3938 PROJETO INTEGRADOR 2025-05-27T22:51:15+00:00 Enzo Raitz patricia.frangelli@ifsc.edu.br Gabriel Suzin patricia.frangelli@ifsc.edu.br João Raphael Bataglion patricia.frangelli@ifsc.edu.br João V. Mannes patricia.frangelli@ifsc.edu.br Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento patricia.frangelli@ifsc.edu.br <p>O presente projeto tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos sobre sustentabilidade e farmácia da natureza no IFSC – Câmpus Caçador nos anos de 2022 e 2023. Inicialmente, o Projeto Integrador I tinha como foco principal a construção de uma estufa caseira e de um relógio biológico. Entretanto, devido aos obstáculos encontrados foi necessário replanejamento. Assim, no Projeto Integrador II, foram incluídos novas necessidades: (a) a utilização de impressoras 3D para a criação de placas de identificação e catalogação de plantas; (b) a construção do relógio biológico e pesquisas sobre a ancestralidade cabocla; (c) a aplicação de módulos Arduino em uma estufa industrial para monitoramento de umidade e temperatura; (d) a instalação de uma unidade de monitoramento de raios ultravioletas; e (e) o desenvolvimento de uma interface para um banco de dados para coletar as informações da estufa e da estação de monitoramento. A concretização desses cinco tópicos permitirá a aquisição e disseminação de conhecimentos, proporcionando uma experiência singular de valorização de habilidades adquiridas no curso técnico integrado em informática. Além disso, o projeto visa estimular o aprendizado prático e o engajamento dos estudantes em soluções sustentáveis, promovendo a interdisciplinaridade e o uso de metodologias<br>ativas de ensino.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3939 GESTÃO POR COMPETÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE 2025-05-27T23:06:01+00:00 Christopher Zago Pires eduardo.villar@ifsc.edu.br Sabrina Escher Perotto eduardo.villar@ifsc.edu.br Bruna Escher Perotto eduardo.villar@ifsc.edu.br Letícia Gonçalves dos Santos eduardo.villar@ifsc.edu.br Eduardo Guedes Villar eduardo.villar@ifsc.edu.br Andrea Machiavelli Pontes eduardo.villar@ifsc.edu.br <p>Esta pesquisa tem como objetivo compreender como funciona a gestão por competência na área no município de Caçador SC. A gestão por competências é um modelo de gestão que orienta esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar as competências necessárias para alcançar os objetivos de uma organização. Para isso, a pesquisa usará o método quali-quanti, por meios de questionários e entrevistas. Desta forma, a pesquisa buscará quantificar os elementos de gestão por competências existentes e inexistentes em postos de saúde na cidade, e ajudar na compreensão sobre a importância da gestão por competências em espaços de saúde e suas funcionalidades administrativas.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3940 O SALTO ONTOLÓGICO ATRAVÉS DO PENSAR 2025-05-27T23:21:19+00:00 Ester Hasse ester.hasse@ifsc.edu.br João Vitor Mannes ester.hasse@ifsc.edu.br Nataly Isabela Calisto ester.hasse@ifsc.edu.br Isadora Mandelli Schneider ester.hasse@ifsc.edu.br <p>Este projeto de extensão visa utilizar como ferramenta para promover o protagonismo discente, o desenvolvimento social e o bem-estar. Através do ensino e da prática do xadrez, buscamos despertar habilidades cognitivas, sociais e emocionais nos participantes, além de abordar questões de inclusão, igualdade de gênero e educação de qualidade. O projeto será realizado no Campus Caçador, entre setembro e novembro de 2024.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3941 PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA CONTROLE PONTO DE MOTORISTAS 2025-05-27T23:32:16+00:00 Marcos Gabriel Fernandes jair.ferronato@ifsc.edu.br Jair José Ferronato jair.ferronato@ifsc.edu.br <p>O controle de jornada de trabalho é essencial para as organizações e desempenha um papel fundamental no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Ao permitir o acompanhamento do tempo dedicado ao trabalho, evita-se o excesso de horas extras e garante-se a necessária concessão de períodos de descanso. O controle do registro ponto da empresa pesquisada é feito atualmente de forma manual. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um protótipo de aplicativo que faça o controle da jornada de trabalho dos motoristas. Uma pesquisa de campo foi aplicada nas áreas de logística e pessoal para levantar as principais características desta demanda. A metodologia de pesquisa é exploratória e inclui desde a definição dos requisitos e funcionalidades, escolha da plataforma, desenvolvimento do protótipo e avaliação. O estudo inclui o levantamento bibliográfico, a definição da estrutura de desenvolvimento de software e seus aspectos técnicos como definição de banco de dados, projeto de interfaces e o mecanismo de registro de coordenadas de geolocalização.</p> 2025-05-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3984 O Micélio Em Produtos Decorativos 2025-07-03T14:33:41+00:00 Aldriwn Farias Hamad eli.lopes@ifsc.edu.br Aline Cidral Carvalho eli.lopes@ifsc.edu.br <p>A busca por materiais inovadores e sustentáveis na indústria de design de produtos decorativos é cada vez mais crescente. Nesse contexto, o micélio, estrutura fúngica ramificada, se apresenta como uma alternativa promissora devido às suas propriedades únicas.</p> 2025-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3985 Avaliação da consistência da argamassa estabilizada aplicada em revestimento ao longo do tempo 2025-07-03T17:51:57+00:00 Y. A. B Silva eli.lopes@ifsc.edu.br J.M. Casali elilopesfloripa@gmail.com L.M. Calçaca elilopesfloripa@gmail.com <p>Devido às inúmeras vantagens logísticas e operacionais, tem sido cada vez mais comum a utilização das argamassas estabilizadas na construção civil. De acordo com Antoniazzi et. al. [1], estas argamassas se diferenciam das convencionais por conta da manutenção da trabalhabilidade por períodos prolongados de até 72h, característica que é possível pela utilização de aditivo estabilizador de hidratação (AEH) - responsável pela permanência da argamassa no estado fresco, e aditivo incorporador de ar (AIA) - o qual modifica a trabalhabilidade.<br>Assim, as argamassas estabilizadas têm como principais propriedades a conservação da plasticidade, a fluidez e retenção de água por períodos prolongados, que devem estar adequadas ao serviço a ser realizado (BAUER [2]). Na execução de revestimentos argamassados, essas propriedades podem apresentar-se vantajosas, como indicado por Recena [3], pois durante o lançamento da argamassa é necessário que esta mantenha suas propriedades no estado fresco até o final desta etapa.<br>Ainda, é fundamental que a argamassa atinja a consistência ideal para o acabamento, pois podem ocorrer fissuras no revestimento caso esta etapa seja realizada precocemente. E, se realizado tardiamente, exige mais esforço, comprometendo a qualidade final (BAUER[2]). Estudos indicam que o uso de argamassas estabilizadas aumenta o tempo do desempenho em comparação com as argamassas convencionais ([4]; [5];[6]).</p> 2025-07-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4023 Segurança contra incêndio em edificações históricas: um estudo comparativo entre Brasil e França 2025-07-14T17:59:45+00:00 G. Saramento Junior pos.fln@ifsc.edu.br E. Reinhold pos.fln@ifsc.edu.br T. Sayah pos.fln@ifsc.edu.br B.B. Bielschowsky pos.fln@ifsc.edu.br A.P.P. Correia pos.fln@ifsc.edu.br <p>Os estudos sobre segurança e prevenção de incêndio, principalmente aqueles relacionados às edificações históricas no Brasil, ainda são bastante incipientes, se comparados a outros países que preservam seus patrimônios, como por exemplo a França. A preservação do patrimônio histórico edificado é importante para manter viva a memória e o conhecimento da história, além de cultivar o sentimento de identidade e pertencimento dos habitantes da cidade. No entanto, a falta de manutenção deixa o patrimônio sujeito a todos os tipos de agressões, desde as intempéries até incêndios.<br />Este trabalho tem como objetivo principal a análise comparativa dos sistemas de prevenção contra incêndio e pânico utilizados no Brasil e na França em edificações históricas. A edificação selecionada no Brasil foi a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, intitulada Casa José Boiteux, na cidade de Florianópolis/SC e na França, a edificação escolhida foi o Museu Nacional Clemenceau-de-Lattre, localizado na cidade de Chantonnay. A partir desta problemática, este projeto visa trazer a discussão sobre o tema prevenção de incêndio, para o ambiente acadêmico do IFSC, principalmente nas aulas de Instalações Especiais do curso técnico em Edificações e nas aulas de Projeto e Prevenção de Incêndio do curso superior em Engenharia Civil.</p> 2025-07-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4024 ANÁLISE EXPERIMENTAL DE TIPOLOGIAS ESTRUTURAIS PARA O CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DA SNCT 2024 2025-07-14T18:26:28+00:00 A. Puel pos.fln@ifsc.edu.br F.T. Rabello pos.fln@ifsc.edu.br M.M.M. Steil pos.fln@ifsc.edu.br <p>Para facilitar a compreensão e visualização das deformações e deslocamentos estruturais, recorre-se a modelos físicos reduzidos, chamados de maquetes estruturais. Neste contexto, surgem as pontes, comumente chamadas de OAE (Obra de arte especial).Esse projeto trata de temas do eixo tecnológico da Construção Civil e envolve professores e alunos do DACC (Departamento Acadêmico da Construção Civil), do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), câmpus Florianópolis, bem como participação dos alunos da comunidade externa como membros ativos na execução do projeto. A aplicação prática e teórica permite fazer a junção dos três pilares da educação, isto é, Ensino, Pesquisa e Extensão, e faz com que o aluno possa observar o funcionamento da estrutura, perceber como cada um dos vários membros componentes de uma ponte atua, e a função de cada um no cálculo, para que a ponte suporte eficientemente a carga estabelecida.</p> 2025-07-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4025 Avaliação da Influência da Área de Abertura na Iluminação Natural: Um Estudo de Simulação em Edificação Padronizada em Florianópolis 2025-07-14T18:39:51+00:00 L.K. Duarte pos.fln@ifsc.edu.br E. Tilmant pos.fln@ifsc.edu.br A.L.P. Abreu pos.fln@ifsc.edu.br <p>Edificações públicas padronizadas são projetadas para serem replicadas em diferentes cidades [2], sem levar em conta as variações climáticas e geográficas locais. Essa padronização requer uma análise detalhada dos fatores que influenciam o desempenho das construções em cada localidade, incluindo o clima e a orientação solar. Esses elementos têm um impacto direto na iluminação natural dos ambientes internos, influenciando na eficiência energética e no conforto dos usuários [1] ao longo de toda a vida útil da edificação. Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), inseridos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são um exemplo de edificações públicas padronizadas. Eles desempenham um papel importante no atendimento social, oferecendo suporte a cidadãos em situação de vulnerabilidade. A padronização arquitetônica desses centros visa criar uma unidade estética e funcional, reforçando a identidade do edifício e o papel do Estado [2]. A iluminação natural bem dimensionada num projeto, melhora o conforto visual dos ocupantes, e consequentemente contribui na redução da dependência de iluminação artificial [1], promovendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto das variações na área de abertura das janelas (30% e 70% da área de fachada) na iluminação natural de uma edificação <br>padronizada (CREAS) em Florianópolis, utilizando o software Revit para as simulações.</p> 2025-07-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4027 Estudo da compatibilidade entre o cimento e os aditivos estabilizadores em argamassas estabilizadas 2025-07-17T16:02:36+00:00 G.C. Fogagnoli pos.fln@ifsc.edu.br L.M. Calçada pos.fln@ifsc.edu.br A.M. Betioli pos.fln@ifsc.edu.br J.M. Casali pos.fln@ifsc.edu.br <p>A argamassa estabilizada é um material com inúmeras vantagens no mercado da construção civil, principalmente em relação às argamassas convencionais, pois ela pode manter a trabalhabilidade por até 72 horas, enquanto que as demais possuem <br>um tempo muito reduzido para utilização, entre 2 a 2,5 horas. Para manter essa propriedade, a utilização de aditivos estabilizadores de hidratação é fundamental, pois permite prolongar o tempo de trabalhabilidade, aumentando a eficiência e <br>rendimento da obra e reduzindo o desperdício de materiais em obras e espaço destinado ao armazenamento de materiais. <br>No que diz respeito ao funcionamento dos aditivos estabilizadores de hidratação, Cheung et al. [1] destacam que esses aditivos atuam sobre a cinética das reações de hidratação, prolongando o período de indução e modificando a taxa de hidratação dos <br>compostos do cimento Portland. Isso interfere diretamente nos processos de pega e endurecimento, conforme descrito por Mehta e Monteiro [2], retardando essas reações e permitindo que a argamassa se mantenha trabalhável. No mercado, existem <br>diferentes tipos de aditivos estabilizadores de hidratação, e seu efeito depende da dosagem utilizada, além de sua compatibilidade com a composição do cimento Portland, como analisado por Guindani [3]. Essa variabilidade reforça a importância de estudos de formulação, para garantir o desempenho desejado nas propriedades da argamassa. Além dos aditivos estabilizadores de hidratação, os aditivos incorporadores de ar (AIA) também são fundamentais na formulação das argamassas estabilizadas para garantir uma boa trabalhabilidade da mesma. Esses aditivos promovem maior coesão nas misturas, reduzindo a tendência à exsudação, o que contribui para a homogeneidade e qualidade do material.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4028 Solo Melhorado com Cal Para Utilização como Camada de Aterro Sanitário de Pequeno Porte 2025-07-17T16:12:54+00:00 J.V.M. Palma pos.fln@ifsc.edu.br F.K. Silva pos.fln@ifsc.edu.br E.C.C. Prim pos.fln@ifsc.edu.br F.S. Schuch pos.fln@ifsc.edu.br <p>Pautas ambientais norteiam o dia a dia da sociedade moderna, sobretudo, quanto à qualidade de vida; no Brasil, entretanto, sendo um país com extensão continental, de grande população e alta atividade econômica, essas pautas podem ser ofuscadas, <br>muitas vezes, pela atividade industrial e seu natural fomento ao consumo. Assim, aqui e no mundo, faz-se necessária a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo o resultado dessa realidade, um desafio persistente, no meio da caminhada até o desenvolvimento sustentável. Conforme o panorama concebido pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, das mais de 77.000.000 toneladas de RSU produzidas no Brasil, cerca de 92% são recolhidas anualmente e pouco mais de 61% <br>têm destinação adequada (ABREMA, 2023). A construção e operação de aterros sanitários são práticas amplamente utilizadas para a disposição final desses resíduos, sendo essencial garantir que esses aterros atendam às normativas técnicas <br>e ambientais rigorosas e prevenir a contaminação do solo e das águas subterrâneas (MONDELLI, 2016). Sob este viés, a segurança e a sustentabilidade em projetos de aterros sanitários dependem fortemente da adoção rigorosa das normas técnicas da <br>ABNT e das resoluções do CONAMA, que fornecem estrutura para validar desejáveis resultados laboratoriais. A permeabilidade é uma propriedade do solo que, conforme explica Caputo (1988), expressa o quanto o solo permite o escoamento da água através de seus poros, sendo o grau de permeabilidade do solo expresso numericamente pelo “coeficiente de permeabilidade” (k), em potência de 10. Ou seja, diferentes tipos de solo terão diferentes valores deste coeficiente e, portanto, diferentes capacidades de permitir que a água permeie os seus vazios. Solos com alta permeabilidade podem levar a infiltrações indesejadas e problemas de estabilidade, enquanto solos com baixa permeabilidade podem acumular água, aumentando a pressão interna e o risco de rupturas (NOGUEIRA, 2020). Logo, ensaios de permeabilidade, como os realizados em laboratório, com permeâmetro de carga constante e variável, são cruciais para o planejamento adequado de sistemas de drenagem e controle de água, garantindo que <br>as estruturas sejam projetadas para gerenciar eficientemente o fluxo de água. Nesta pesquisa, buscou-se analisar um solo argiloso coletado no município de Biguaçú/SC, na mesma região em que o aterro sanitário do município de Florianópolis/SC está localizado, e compreender as propriedade da condutibilidade hidráulica deste solo, verificando a possibilidade de utiliza-lo como camada de base, ou intermediária, em aterros sanitários. Visando, ainda, produzir melhoria no solo, pela variação do coeficiente de condutibilidade hidráulica (Kp), adicionou-se cal ao solo avaliando-o após 7 dias de cura. A interação da cal com o solo, conforme descreve Santos (2022), provoca reações de troca catiônica e floculação das partículas finas, o que pode aumentar a <br>permeabilidade devido à formação de uma estrutura mais porosa. No entanto, o impacto da cal na permeabilidade pode ser variável, com estudos mostrando tanto aumentos quanto diminuições dependendo da quantidade de cal e da densidade da <br>mistura. Segundo o autor, ainda, por outro lado, a adição de cal pode também aumentar a rigidez do solo, melhorando a resistência e a estabilidade estrutural. Abaixo segue descrito o método da pesquisa e, na sequência, os resultados obtidos <br>até o momento.&nbsp;</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4029 POLIPROPILENO RECICLADO APLICADO EM SOLOS DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS-SC 2025-07-17T16:24:36+00:00 J.G.M. Coelho pos.fln@ifsc.edu.br W.F. Cordeiro pos.fln@ifsc.edu.br <p>Para Vargas, a engenharia civil, como a grande maioria de suas obras em que são apoiadas sobre ou inferior da crosta terrestre, os materiais que formam essa última, sob tal ponto de vista, materiais de construção [1]. O aumento da produção mundial de plástico e a falta de programas de gestão adequada de resíduos, pós-consumo resultam no descarte inadequado e na sua <br>disposição nos ambientes terrestres e aquáticos, causando inúmeros impactos ambientais e afetando, inclusive, a saúde humana [2]. O polipropileno (rPP) foi o polímero utilizado no presente trabalho, é um polímero termoplástico de estrutura semicristalina do grupo das poliolefinas, de massa molar entre 80.000 e 500.000 g/mol, com densidade em torno de 0,90 g/cm3 e índice de <br>refração igual a 1,49 [3]. Assim, o objetivo é comparar os resultados mecanísticos de um solo da região com um solo composto.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4030 ESTUDO DO USO DE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS AUTO ADENSÁVEIS 2025-07-17T16:34:36+00:00 A.M. Almeida pos.fln@ifsc.edu.br M.P.S. Almeida pos.fln@ifsc.edu.br A.M. Betioli pos.fln@ifsc.edu.br J.M. Casali pos.fln@ifsc.edu.br A.L. Oliveira pos.fln@ifsc.edu.br <p>Atualmente, o mercado da construção civil demanda prazos mais curtos e valorização por obras mais limpas e industrializadas, o que impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, como o uso de argamassas auto adensáveis para contrapisos. <br>Essas argamassas oferecem diversas vantagens, como redução de custos de mão de obra e maior produtividade em comparação aos contrapisos convencionais. A argamassa autoadensável é um produto com alta fluidez composto por aglomerantes, agregados miúdos, água e aditivos, pode também incluir adições. Ela é preparada em centrais dosadoras de concreto, transportada por caminhões betoneira e aplicada por bombeamento. Entretanto, é importante salientar que no Brasil não há normas e faltam indicadores de desempenho para essas argamassas. O alto consumo de cimento, necessário para fluidez deste tipo de argamassa, contribui para a presença de manifestações patológicas, como fissuras, além de gerar impactos ambientais, uma vez que para a produção de 1 tonelada de cimento são emitidas de 0,9 a 1,0 tonelada de CO2 [1]. Esta pesquisa se propõe a desenvolver argamassas auto adensáveis com menor teor de cimento e maior quantidade de agregados, comparando os efeitos dos cimentos CP II - Z e CP V ARI - RS nas propriedades da argamassa. Tendo em vista que o CP V e o CP II são os mais comumente usados nas bibliografias, devido à sua pureza e menor variabilidade nas interações com os aditivos.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4031 DESEMPENHO MECÂNICO EM ESCALA REDUZIDA DE ASFALTO COM rPEAD 2025-07-17T16:40:45+00:00 J.G.M. Coelho pos.fln@ifsc.edu.br W.F. Cordeiro pos.fln@ifsc.edu.br <p>Em Bernucci, cita o uso de polímeros termoplásticos vem sendo cada vez mais utilizados, como os do tipo: PVC, Polipropileno, Polietileno, Poliestireno [1]. O polietileno de alta densidade (PEAD) é um dos plásticos mais consumidos no mercado mundial, onde o setor em que há uma maior utilização desse produto é o de embalagem.</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/4032 Prática projetual como meio para o ensino do Design: a modelagem tridimensional na aprendizagem técnico científica de projetos de produtos 2025-07-17T16:59:20+00:00 Pamela Fernandes Teixeira pamela.fernandes@ifsc.edu.br Aldriwn Farias Hamad aldrwin.hamad@ifsc.edu.br <p>Nos cursos de Design do IFSC Florianópolis a prática projetual faz parte da formação profissional dos alunos, sendo regularmente aplicada nas atividades com finalidade didático-pedagógica dentro das Unidades Curriculares (UCs), e a produção de modelos tridimensionais, tanto físicos quanto digitais, é considerada fundamental ao longo do processo de desenvolvimento dos produtos [1] na qual a representação física trabalha diferentes níveis de percepção. Pode-se dizer que esse treino manual é um ensaio para a modelagem digital, uma vez que os softwares e equipamentos digitais exigem que os conceitos fundamentais do design estejam bem compreendidos pelos alunos para que seus recursos sejam utilizados de maneira mais adequada. <br>Dessa forma, para desenvolver e aprimorar suas habilidades os alunos são apresentados a diversas técnicas e materiais que podem ser explorados na produção de modelos. Inicialmente, o aluno inicia seu processo de desenvolvimento por meio <br>de desenhos e renderings com a produção das ideias no universo bidimensional; em seguida, as ideias passam a ser exploradas no universo tridimensional por meio da modelagem física em diferentes níveis de complexidade; e por fim, é possível ainda <br>realizar a modelagem de protótipos funcionais, dependendo da complexidade do produto e do nível de formação do estudante. Neste processo, os alunos experimentam materiais como papel, plastilina, clay, argila, gesso, madeiras, XPS (poliestireno extrudado), resinas, entre outros, nas mais variadas técnicas de modelagem ao longo de sua formação [2, 3, 4, 5]. Esse método de ensino acontece como um fluxo contínuo dentro dos cursos de Design e a complexidade das técnicas de modelagem aumentam conforme os alunos avançam rumo a sua conclusão. Assim, ao final de todos os semestres temos uma produção significativa de projetos desenvolvidos com diferentes níveis de complexidade conceitual e técnica. Neste contexto, este projeto teve como objetivo viabilizar a prática projetual por meio da confecção de modelos físicos tridimensionais dos produtos desenvolvidos a fim de possibilitar que novas abordagens no design sejam exploradas desde os aspectos estéticos e simbólicos, até os aspectos de eficiência em termos de uso e projeto de produção.&nbsp;</p> 2025-07-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3874 Diagnóstico das escolas de Florianópolis visando a adequação à doença celíaca 2025-04-20T15:03:13+00:00 V. Naspolini anelise@ifsc.edu.br A.C. Macari anelise@ifsc.edu.br <p>A presente pesquisa visa dar continuidade ao levantamento e diagnóstico dos espaços de alimentação em escolas de Florianópolis concernente aos requisitos de segurança necessários para a inclusão de pessoas com condição celíaca, iniciado em 2023 [1]. A pesquisa aborda, como tema, a relação da arquitetura com o controle da doença celíaca, tendo, como problema central, a caracterização da adequabilidade dos espaços físicos das escolas de Florianópolis às necessidades de segurança do público discente celíaco, principalmente em se tratando dos espaços escolares destinados à alimentação.</p> <p>Desordem autoimune grave, que se expressa por enteropatia mediada por linfócitos T, em indivíduos geneticamente predispostos, a Doença Celíaca é induzida pela ingestão de glúten — composto de proteínas de armazenamento denominadas prolaminas e glutaminas presente nas sementes de vários cereais como o trigo, cevada, triticale e centeio — e o único tratamento disponível, até o momento, é uma dieta isenta de glúten (DIG) [2], ou seja, rigorosamente não consumir alimentos que contenham glúten ou que estejam contaminados direta ou indiretamente por ele, fenômeno conhecido por contaminação cruzada.</p> 2025-04-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3882 Aplicações da I.A. na Arquitetura e Construção Civil 2025-04-20T19:16:31+00:00 V. Naspolini publicacoes@ifsc.edu.br <p>A inteligência artificial (I.A.), enquanto campo de estudos da área da ciência da computação, tem um longo histórico, remontando a trabalhos realizados ainda na década de 1950, destacando-se os trabalhos de Alan Turing. No entanto, a evolução das pesquisas sobre o tema passou por altos e baixos ao longo das décadas, impactada pela inconstância nos financiamentos estatais e privados, haja vista se tratar de atividade onerosa e baixo retorno, devido à reduzida capacidade de processamento e memória das máquinas, contexto que começou a se alterar por volta dos anos 1980/90, com a conjugação entre o surgimento de novas tecnologias mais potentes e o desenvolvimento de novos algoritmos, levando à ampla adoção de sistemas especialistas.</p> <p>Atualmente, vivenciamos uma nova onda de interesse e investimentos na área da inteligência artificial, fruto dos recentes avanços na criação de algoritmos complexos, como as redes neurais profundas, “treinados” sobre enormes bancos de dados (<em>big data</em>), capazes de simular aspectos do comportamento, raciocínio e criatividade humanas, os chamados modelos de linguagem de grande escala (LLMs). O lançamento do ChatGPT, em 2022, pode ser considerado o marco desse novo <em>boom </em>da inteligência artificial, considerando o impacto cultural e comercial gerado por esse <em>chatbot</em>, capaz de formulações quase instantâneas de textos científicos, poemas, letras de música, programação ou qualquer outro domínio da linguagem humana.</p> <p>A arquitetura e a construção civil também não ficaram incólumes a essa efervescência das novas tecnologias. Os LLMs da chamada inteligência artificial generativa (IAG) estão cada vez mais presentes como ferramentas importantes de trabalho de arquitetos e urbanistas, engenheiros, empreiteiros e demais profissionais da área, seja no levantamento das condicionantes do local da obra, nos projetos arquitetônicos e complementares, nos processos construtivos ou, mesmo, no pós-obra.</p> 2025-04-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3883 Projeto Intercâmbio Através de Cartas 2025-04-20T19:19:32+00:00 F.A. Gadotti gadotti@ifsc.edu.br L.G. Bajon-Rodrigues lucimary@ifsc.edu.br <p>"O “Projeto Intercâmbio através de cartas”, desenvolvido com alunos do IFSC Campus Florianópolis, pelos professores doutores Fabrício Alexandre Gadotti e Lucimary Gonsalves Bajon Rodrigues, promove um diálogo intercultural com estudantes de outros países que falam e/ou estudam espanhol. O objetivo do projeto é despertar o interesse pela língua espanhola como instrumento de interlocução e acesso à cultura de países hispanos e também dos países que a utilizam como língua de comunicação global. O projeto está orientado pela Perspectiva Intercultural (BAJON-RODRIGUES, 2020; MENDES, 2004), que defende um projeto pedagógico dialógico para o ensino de línguas, aproximando culturas. As cartas são digitalizadas ou criadas diretamente através dos processadores de textos digitais e enviadas como arquivos para viabilizar, agilizar, e economizar recursos financeiros dos parceiros envolvidos no projeto de intercâmbio das cartas. A troca das cartas resulta em uma interação real entre os participantes. O intercâmbio contribui para a valorização do ensino da língua espanhola como língua de comunicação global e para o desenvolvimento de competência comunicativa intercultural."</p> 2025-04-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3885 CINECLUBE Ó LHÓ LHÓ 10 ANOS: ACOLHIMENTO, COLETIVO E POLÍTICA 2025-04-21T12:37:19+00:00 Nathally Souza Saturnino Passos nathallysaturninodospassos@gmail.com Gustavo Vasconcellos De Castro gustavo.vcellos@gmail.com Nicolly Saturnino Passos nicollysaturnino0758@gmail.com Nicole Agostini Pereira nickagpe.80@gmail.com Maria Alice Souza Dos Santos maria.as22@aluno.ifsc.edu.br Sarah Becker Silva sarah.b08@aluno.ifsc.edu.br <p>O Cineclube Ó Lhó Lhó este ano está celebrando 10 Anos de atividades. Fundado em outubro de 2014 no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Florianópolis, inicialmente se estabeleceu como uma alternativa ao cinema comercial, oferecendo sessões semanais de filmes seguidos de debates. Ao longo dos anos, o cineclube tem ampliado suas atividades, que incluem mostras, encontros, festivais, seminários, cursos de formação, produção audiovisual, além das exibições semanais e atividades com crianças.</p> <p>O Ó Lhó Lhó é um espaço coletivo dedicado à educação e formação cidadã, envolvendo seus participantes em todas as etapas, desde a concepção das atividades até a elaboração de seus relatórios anuais. O público do cineclube, formado por organizadores e frequentadores, se dedica ao estudo, a crítica e a construção de uma identidade cineclubista própria e inovadora. Além de ser um espaço de formação cultural, o Ó Lhó Lhó demonstra uma forte preocupação com a comunidade local, especialmente com as comunidades vizinhas do Maciço do Morro da Cruz. O cineclube tem promovido atividades específicas para essas comunidades, visando construir laços e ampliar seu impacto social. O Cineclube abrange diversas áreas do conhecimento, como artes, ciências humanas, sociais, ambientais e exatas, promovendo uma compreensão crítica da realidade.</p> <p>Ele incentiva a prática da alteridade e a construção de ambientes mais justos e inclusivos.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3886 Coral do IFSC 46 anos de atuação junto à comunidade da Grande Florianópolis - projeto 2024 2025-04-21T13:05:52+00:00 Maria H. Lima maria.lima@ifsc.edu.br Irineu L. Melo irineumelo@ifsc.edu.br Daniel S. Green danielsilvagreen@gmail.com Luan C.C Lobo do Nada lua.cc16@aluno.ifsc.edu.br Caio Sell caioselll@gmail.com <p>O Coral do IFSC é um projeto de extensão que em março de 2024 completou 46 anos dentro do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis.</p> <p>Seus integrantes pertencem tanto à comunidade de alunos e servidores do IFSC quanto à comunidade externa e passam aproximadamente cerca de 100 coralistas a cada ano. Fazem parte das atividades do coro a realização de diversas apresentações (concertos) em teatros e outros espaços públicos tanto em Florianópolis quanto em outros municípios do Estado de Santa Catarina, podendo estas serem realizadas em conjunto com a Orquestra Experimental do IFSC (OEXP). As mesmas, geralmente de caráter beneficente, levam a cultura musical e o nome da instituição a centenas de pessoas todos os anos. Vale destacar que com o apoio do Câmpus Florianópolis e da Reitoria do IFSC, que reconhecem a constância e qualidade do trabalho do coral, também são realizadas ações de educação musical por meio de oficinas, recitais didáticos, workshops, masterclasses, entre outras ações.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3887 Grupo Teatral Boca de Siri: 29 anos mudando perspectivas 2025-04-21T14:11:12+00:00 P. M. P. Gadelha alex.souza@ifsc.edu.br F. G. Campoli Jr alex.souza@ifsc.edu.br K. C. Marca alex.souza@ifsc.edu.br A. Souza alex.souza@ifsc.edu.br <p>O Grupo Teatral Boca de Siri é um projeto desenvolvido há 29 anos que estimula a produção teatral para o fortalecimento das ações culturais do IFSC. O projeto traz a oportunidade da atuação no teatro para a comunidade interna e externa, promovendo educação teatral, integração entre grupos de teatro, estimulando a formação de público, além de proporcionar e promover projetos artísticos-culturais como ferramentas de apoio ao ensino e ampliando a formação e o conhecimento dos estudantes. O Grupo Teatral Boca de Siri tem propósitos didáticos bem definidos e a maior parte das atividades realizadas são de caráter prático, baseadas no aprendizado teatral por meio da vivência e experiência.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3888 PROJETO ORQUESTRA EXPERIMENTAL DO IFSC – 23 ANOS 2025-04-21T16:18:34+00:00 Ramiro A. da Costa maia.lima@ifsc.edu Irineu L. Melo maia.lima@ifsc.edu Fernando C. Bresolin maia.lima@ifsc.edu Lima Maria Helena de maia.lima@ifsc.edu <p>A Orquestra Experimental do IFSC (OEXP), com 23 anos de atividades contínuas, é pioneira nos Institutos Federais no Brasil. Ela promove a educação musical e a formação de público por meio de apresentações gratuitas e ações educativas. Durante a pandemia, a OEXP adaptou suas atividades para o formato remoto, incluindo recitais virtuais e gravações. Desde a retomada das atividades presenciais em março de 2022, a orquestra continuou a expandir suas atividades culturais.</p> <p>Este estudo investiga o impacto das atividades presenciais em comparação com as remotas no desenvolvimento musical dos integrantes da OEXP. A pesquisa é relevante para entender como diferentes modalidades de ensaio e performance afetam o aprendizado e o desempenho dos músicos.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3889 LaTTe - Laboratórios de Técnicas Teatrais: oportunizando iniciação teatral no IFSC 2025-04-21T16:29:15+00:00 P. M. P. Gadelha fernando.bresolin@ifsc.edu.br F. G. Campoli Jr fernando.bresolin@ifsc.edu.br K. C. Marca fernando.bresolin@ifsc.edu.br A. Souza fernando.bresolin@ifsc.edu.br Fernando C. Bresolin fernando.bresolin@ifsc.edu.br <p>O projeto "LaTTe 2024 - Laboratórios de Técnicas Teatrais" visa colaborar com a demanda regional por cursos de curta duração que complementam a formação teatral de artistas amadores e profissionais em áreas pouco contempladas nos cursos do itinerário formativo regular (cursos FIC, Técnicos, Graduações e Pós-Graduações disponíveis nas instituições públicas e privadas da Grande Florianópolis), sejam estes artistas da comunidade interna ou externa ao IFSC. É também espaço de parceria com o curso de Licenciatura em Teatro da UDESC, no qual seus estudantes aplicam projetos de estágio supervisionado, ampliando a diversidade de técnicas teatrais ofertadas no IFSC câmpus Florianópolis.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3890 Atelier Livre: desenvolvendo a criação artística no Campus Florianópolis 2025-04-21T16:52:24+00:00 Amanda Pasetti amanda.lp02@aluno.ifsc.edu.br V. Bernardo valeska@ifsc.edu.br Cardan Kruche cardan.kr12@aluno.ifsc.edu.br E. Rezende elis.cr@aluno.ifsc.edu.br I. Ofugi isabella.abor2007@aluno.ifsc.edu.br M. Santos mariaheloisadasilvasantos9@gmail.com T. Soares thaysdacunhasoares@gmail.com <p>O projeto de extensão Atelier Livre teve o seu início em 1997, com o nome de “Oficinas de Artes” e funcionou de forma descontínua até que, em 2017, passou a ser oferecido em edições anuais.</p> <p>Durante a execução do projeto, oferece-se um espaço de encontros para pesquisa e experimentação de diferentes técnicas artísticas sob o supervisionamento e auxílio do professor orientador, permitindo uma iniciação ao universo das artes visuais, bem como a ampliação do repertório dos participantes. O projeto visa introduzir ao mundo artístico aqueles que nunca tiveram a oportunidade de obter este conhecimento além do básico, ou até mesmo, aqueles que já tenham alguma experiência, para poderem manter um contato mais frequente com a prática. Ação importante, tendo em vista a escassez de projetos gratuitos na região de Florianópolis, com propostas semelhantes às oferecidas no Atelier Livre.</p> <p>Coordenado pela professora-orientadora Valeska Bernardo, em 2024 o projeto conta com uma equipe de 6 bolsistas discentes que auxiliam na organização, escolha de materiais e elaboração de propostas, além de outras funções burocráticas que possibilitam a continuidade do projeto. As atividades normalmente ocorrem no Laboratório de Artes Visuais (D014), que conta com um acervo bibliográfico especializado e materiais artísticos diversificados. As programações buscam eventualmente explorar outros cenários, realizando encontros ao ar livre e visitas a exposições. A participação não é restrita a alunos e servidores do IFSC, permitindo que o público externo se inscreva e concorra ao sorteio que seleciona as turmas anualmente.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3891 Uma década de escrevivência do Clube da Escrita no IFSC 2025-04-21T17:06:29+00:00 G. L. M. Carvalho guilhermelorenzo2019@hotmail.com L. De Castro ucasdecastro.sc@hotmail.com I. Coelho iza11dora@gmail.com L. Raimundo leonardo.rraimundo95@gmail.com H. H. Velasco henrique.velasco@gmail.com E. H. Tonon elisa.tonon@ifsc.edu.br <p>O Clube de Escrita é um projeto de extensão do IFSC Campus Florianópolis criado em 2014 é dedicado à escrita criativa, cujo objetivo é proporcionar, através da leitura e escrita de textos literários, o exercício da autoria, a prática da escuta, a troca entre os participantes e o contato com o trabalho de artistas e escritores contemporâneos. Em uma década, diversos estudantes integraram a equipe em momentos diferentes e deixaram suas contribuições para a continuidade e transformação da proposta que ainda tem se mostrado relevante e pertinente para uma comunidade interessada na palavra escrita e carente de eventos similares e acessíveis. Atualmente, o projeto é desenvolvido por uma equipe composta por nove estudantes e uma professora, e conta com recursos do Edital de fomento a Projetos Permanentes de Cultura e Arte do IFSC.</p> <p>Ao longo de sua existência, o projeto tem realizado ações culturais e literárias, como saraus, oficinas e laboratórios de escrita. Parcerias formadas com o projeto EJA’s com a palavra na boca em 2022 e com o Clube do Garapuvu em 2023 permitiram levar as atividades às escolas públicas, ampliando o alcance do projeto. Além disso, recentemente desenvolvemos o Círculo de Expressão como atividade semanal conduzida pelos bolsistas, com o objetivo de proporcionar vivência artística, construção de vínculos e acolhimento que contribua para a saúde mental e a formação humana da comunidade acadêmica.</p> 2025-04-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/snctifsc/article/view/3873 Câmpus Florianópolis - publicação completa 2024 2025-04-20T14:28:58+00:00 Administrador do Portal periodicos.adm@ifsc.edu.br <p>Esta submissão contém a edição completa do Câmpus Florianópolis.</p> 2025-04-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Caderno de Resumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia