Rádio Cast
falando sobre Química
Palavras-chave:
podcast, Química, ensino-aprendizagem, funções inorgânicasResumo
A sala de aula é um ambiente diverso com personagens que apresentam diferentes
modos de aprender e compreender os conteúdos. Quando se trata da unidade
curricular Química, o desafio é complexo, pois dentre as queixas apontadas pelos
estudantes encontram-se as dificuldades apresentadas pela compreensão de
conteúdos abstratos e afastados da realidade. Neste caminho, a busca por
metodologias que instiguem a participação dos estudantes no processo de ensino e
aprendizagem tem sido buscada por autores do campo do ensino de Química.
Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de abordagem
metodológica relacionada à conceituação e aplicação de substâncias inorgânicas
(ácidos e bases) por meio de episódios do podcast “Rádio cast: falando sobre
Química”, um programa da Rádio C, a rádio escola do IFSC, Câmpus Chapecó. O
trabalho foi realizado no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, do
IFSC, Câmpus Chapecó, módulo II, com 36 estudantes, no primeiro semestre de
2023, por meio de aulas expositivas e dialogadas, tendo como foco o
aprofundamento do assunto funções inorgânicas em 11 etapas. O trabalho aponta
resultados promissores para o aprendizado em Química a partir da coleta de dados
de um questionário apresentado aos estudantes envolvidos, mostrando o aumento
do interesse pelo assunto, pois o formato da abordagem trouxe uma nova dinâmica
para as atividades de sala de aula.