FATORES ASSOCIADOS À ADESÃO DOS ESTUDANTES DO IFSC/CANOINHAS À ALIMENTAÇÃO OFERECIDA PELO PNAE
Palavras-chave:
alimentação escolar, ensino médio, merenda escolar, política públicaResumo
A alimentação inadequada pode comprometer a capacidade de raciocínio e o rendimento escolar dos estudantes. No entanto, muitos alunos chegam à escola sem realizar qualquer refeição antes das aulas. Nesse contexto, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que repassa recursos financeiros federais para o atendimento de estudantes da educação básica em todas as suas etapas e modalidades, desempenha um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar a adesão dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC/Canoinhas à refeição fornecida pelo PNAE, bem como identificar os principais fatores associados à não adesão. Para isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado com 115 estudantes, por meio de questionário semiestruturado. Os dados coletados foram tabulados e analisados em planilha eletrônica. A maioria dos participantes relatou consumir raramente ou nunca o lanche fornecido pelo PNAE. Os principais motivos citados para o baixo consumo foram “trazer lanche de casa” e “não gostar da comida”. Por outro lado, cerca de um terço dos estudantes indicou consumir o lanche oferecido pelo programa ao menos duas vezes por semana. Os resultados evidenciam a relevância do PNAE para a garantia da alimentação dos discentes e reforçam a necessidade de diversificação e aprimoramento das preparações ofertadas, com foco em alimentos saudáveis, atrativos e nutritivos.