Robótica e Aprendizagem Baseada em Problemas para Ensino de Inteligência Artificial no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)
Palavras-chave:
robótica; aprendizagem baseada em problemas; inteligência artificial.Resumo
Na atual era da informação, o processo de planejamento de intervenções pedagógicas é desafiador, pois os estudantes têm acesso facilitado a distrações que interferem na aprendizagem, especialmente em unidades curriculares com habilidades computacionais avançadas. O planejamento de materiais didáticos motivadores é, portanto, imprescindível. O presente projeto de pesquisa foi financiado pelo Edital 11/2022/DP/CAN e teve como objetivo criar uma sequência didática e materiais pedagógicos para o ensino de Inteligência Artificial no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), utilizando a estratégia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) combinada com o uso de equipamentos de robótica. O objetivo principal foi atingido em sua integralidade, resultando no desenvolvimento da sequência didática e do material didático, que poderão ser aplicados na unidade curricular de Introdução à Inteligência Artificial. Os equipamentos (robôs) e a sequência estão disponíveis no câmpus para os professores que desejarem aplicar o método.