PRÁTICAS DE ANAMORFOSE COMO EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Aryane Spadotto Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Daiane Caroline Wagner Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Cinthia Wambier Adimari Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Cassiano da Silva Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Manassés Carlos Taques Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas

Palavras-chave:

anamorfose, desenho, luz e sombra, representação gráfica

Resumo

A anamorfose consiste em uma forma de representação distorcida obtida por meio da manipulação de luz e sombra. Sua execução requer a aplicação de conceitos interdisciplinares presentes na grade curricular do ensino médio, além de envolver diferentes disciplinas do curso técnico em edificações ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas (IFSC-CC). O objetivo geral deste projeto é analisar a eficácia pedagógica do uso da representação de objetos em anamorfose no entendimento interdisciplinar das unidades curriculares do curso técnico em edificações, nas modalidades integrado e concomitante, do IFSC-CC. Para a execução, foram realizadas pesquisas bibliográficas, oficinas de desenho em sala de aula com projeções e a produção de modelos em madeira em tamanho real. As próximas fases incluem a aplicação de oficinas utilizando os objetos construídos, inicialmente com alunos do IFSC-CC e, posteriormente, com escolas convidadas. A realização deste projeto configura-se como uma estratégia para facilitar a compreensão de conceitos abordados em diferentes disciplinas da formação geral e técnica, além de funcionar como um recurso para ampliar a visibilidade institucional do IFSC-CC. Dessa forma, a proposta reforça a importância da integração entre arte, ciência e tecnologia como meio de tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico.

 

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Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

CANOINHAS