APRENDIZAGEM MEDIADA POR OBRAS

VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE SOLOS

Autores

  • Roberta Costa Ribeiro da Silva Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Bruno Gabriel Ludka Mota Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Camila Wagner Tartari Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Cassiano da Silva Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Edson Xavier Leite Júnior Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Gabriel Moraes De Bem Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Gabrieli Rudnik Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Laís Becker Ferreira Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas
  • Virgínia Aparecida de Lorena Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Canoinhas

Palavras-chave:

permanência e êxito, mecânica dos solos, ensino-aprendizagem

Resumo

O presente projeto teve como principal objetivo avaliar o desenvolvimento estudantil baseado no
processo de aprendizagem mediada por obra, a partir da atuação profissional do técnico em
edificações em um laboratório de análise de solos, onde foram aplicadas diferentes abordagens
metodológicas. Por meio do método indutivo, teve como aspiração contribuir com a consolidação dos
conhecimentos já desenvolvidos em sala de aula, e aproximar o estudante da vivência prática da
atuação do técnico em um laboratório de análise de solos. O acompanhamento e avaliação das atividades foram realizados de forma contínua e processual, à medida que as atividades foram desenvolvidas, a partir da observação e da vivência prática das atividades realizadas no laboratório de solos. Como resultados deste projeto foi possível aproximar os estudantes do exercício profissional, produzir material técnico e didático referente à realização de atividades de laboratório, melhorar a organização da estrutura do laboratório, observar o impacto da aprendizagem mediada por obra na formação do estudante, de acordo com as experiências dos alunos.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

CANOINHAS