APRENDIZAGEM MEDIADA POR OBRAS
VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE SOLOS
Palavras-chave:
permanência e êxito, mecânica dos solos, ensino-aprendizagemResumo
O presente projeto teve como principal objetivo avaliar o desenvolvimento estudantil baseado no
processo de aprendizagem mediada por obra, a partir da atuação profissional do técnico em
edificações em um laboratório de análise de solos, onde foram aplicadas diferentes abordagens
metodológicas. Por meio do método indutivo, teve como aspiração contribuir com a consolidação dos
conhecimentos já desenvolvidos em sala de aula, e aproximar o estudante da vivência prática da
atuação do técnico em um laboratório de análise de solos. O acompanhamento e avaliação das atividades foram realizados de forma contínua e processual, à medida que as atividades foram desenvolvidas, a partir da observação e da vivência prática das atividades realizadas no laboratório de solos. Como resultados deste projeto foi possível aproximar os estudantes do exercício profissional, produzir material técnico e didático referente à realização de atividades de laboratório, melhorar a organização da estrutura do laboratório, observar o impacto da aprendizagem mediada por obra na formação do estudante, de acordo com as experiências dos alunos.