Casulo: desenvolvimento de aplicativo móvel de incentivo a permanência na reabilitação de dependentes químicos de drogas lícitas
Palavras-chave:
informática, dependência química, tratamento, gamificaçãoResumo
O consumo de drogas lícitas, como álcool, tabaco e medicamentos, provocam alterações no sistema nervoso central, afetando o comportamento, a percepção e a saúde física e mental. O uso abusivo dessas substâncias tem apresentado crescimento contínuo, influenciado por fatores socioeconômicos, culturais e ambientais, comprometendo as relações interpessoais e a qualidade de vida. Nesse contexto, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a adesão ao tratamento, a prevenção de recaídas e a conscientização dos indivíduos sobre os gatilhos que mantêm o vício. O presente projeto teve como objetivo desenvolver um aplicativo móvel que utilizou elementos de gamificação para incentivar a constância no tratamento da dependência química, promovendo a motivação e reduzindo as chances de recaída. A pesquisa bibliográfica abordou conceitos relacionados à dependência química, aos métodos terapêuticos e à aplicação da gamificação na área da saúde. Além disso, foram analisados aplicativos semelhantes, a fim de identificar suas potencialidades e limitações. Uma entrevista realizada com uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Xanxerê possibilitou definir as principais funcionalidades do aplicativo, como fórum de interação, contatos emergenciais, perfil do usuário, registro de motivações e sistema de pontuação. Conclui-se que as funcionalidades propostas foram implementadas com êxito parcial, representando um avanço na integração entre tecnologia e saúde mental, embora ainda sejam necessários ajustes para seu aperfeiçoamento.