CONFECÇÃO DE CADERNOS SELVAGENS COMO ARTEFATOS PEDAGÓGICOS EM UM CURSO INTRODUTÓRIO EM BIOLOGIA: UM RELATO DE FORMAÇÃO E DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Camila Geremia
  • Julian Nunes Astier IFSC
  • Jhillari Parra
  • Simone Gonçalves Assunção
  • Eduardo Silveira

Palavras-chave:

Arte Educação, Meio Ambiente, Cadernos Selvagens.

Resumo

As emergências climáticas, como por exemplo a questão da subida do nível do mar, demandam mudanças profundas em nosso modo de coabitar no mundo. Nesse relato, elaboramos nossos encontros com Bactérias, Protistas, Animalia, Plantae, Fungi e Vírus, pela interface da Cadernos Selvagens. Este relato de experiência parte de uma proposta realizada no quadro do curso de Fundamentos Biológicos, elaborada e ministrada pelo professor Eduardo Silveira, durante a formação técnica subsequente em Meio Ambiente do IFSC, câmpus centro de Florianópolis, durante o primeiro semestre de 2025. Com esse Resumo Expandido, defendemos a necessidade de continuar e multiplicar as aulas-oficinas onde artes e ciências possam dialogar. Durante essa série de encontros, o professor Eduardo possibilitou diálogos multiespécies, de forma transdisciplinar, aliando ciências, filosofia e artes (literárias, visuais, musicais…). Nosso objetivo aqui foi refletir sobre a potência de fortalecer diálogos entre artes e ciências, tanto no âmbito pedagógico quanto na pesquisa, em particular quando se trata de Meio Ambiente. De que forma a arte pode impactar nossa percepção dos territórios que habitamos e a forma como interagimos com o resto da biosfera? Essa experiência pedagógica expandiu nossas percepções do mundo, em um nível ontológico, e a aprendizagem da biologia ganhou encantos.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS