Criação de Recursos Educacionais Digitais Multimídia por meio do uso de IA Generativa para o curso de Esp. em Ensino de Ciências e Matemática
Palavras-chave:
inteligência artificial, edição de vídeo, educação a distância, recursos educacionais digitaisResumo
O presente trabalho apresenta a experiência de utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar a produção de vídeos educacionais no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis. As atividades foram realizadas durante estágio supervisionado, iniciado em abril de 2024 e ainda em andamento. Ao todo, foram produzidos 27 vídeos, dos quais 14 foram desenvolvidos no Renderforest com uso de IA, além de outros materiais multimídia. O roteiro inicial foi elaborado pela Designa, empresa parceira, e complementado com ferramentas de IA, como ChatGPT, Renderforest e Freepik. O Renderforest, com IA integrada, foi utilizado para transformar os roteiros em vídeos com vozes artificiais, músicas de fundo e animações. O Freepik forneceu recursos visuais gratuitos e sem restrição de direitos autorais. Os resultados apontam que o uso de IA contribui para maior agilidade na elaboração de conteúdos, amplia as possibilidades criativas e melhora a acessibilidade, mesmo quando o editor tem pouca experiência prévia. Conclui-se que a adoção de ferramentas inteligentes no contexto da Educação a Distância (EaD) constitui uma inovação relevante, capaz de reduzir custos e ampliar a eficiência da produção multimídia acadêmica, oferecendo aos professores conteúdos atrativos e reutilizáveis para plataformas como SIGAA, Moodle ou YouTube.