ENSINO DA MATEMÁTICA NO PROEJA

Autores

  • Luzitânia DallAgnol
  • Carla Tatiane Coutinho Olegário

Palavras-chave:

ensino de Matemática, contextualização, aaprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a importância da contextualização da Matemática no ensino e aprendizagem dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, analisou dois artigos que destacam o valor da contextualização nesse contexto educativo. A análise desses trabalhos revela que a compreensão e eficácia do ensino da Matemática são significativamente ampliadas quando os conteúdos teóricos são relacionados às experiências e à realidade dos alunos. A contextualização permite que os conceitos matemáticos sejam integrados às vivências dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e significativo. Ao conectar a teoria com as práticas e situações do cotidiano dos alunos, o ensino da Matemática no Proeja se torna mais acessível e aplicável, facilitando uma aprendizagem mais profunda e efetiva. Os autores concluem que a abordagem didático-pedagógica do PROEJA deve levar em consideração as
características específicas do seu público-alvo para atender a essas necessidades e aproveitar as potencialidades dos alunos.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

CAÇADOR