https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/eadifsc/issue/feedRevista de Educação a Distância do IFSC2025-04-24T12:48:23+00:00Daniella de Cássia Yanodaniella.yano@ifsc.edu.brOpen Journal Systems<p class="p1"><span class="s1">A Revista de Educação a Distância do Intituto Federal de Santa Catarina tem como objetivo divulgar textos didáticos e relatos de experiências produzidos por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do IFSC. A proposta é valorizar e compartilhar conhecimentos que contribuam para a qualificação do ensino na Educação a Distância, oferecendo textos revisados por pares, organizados segundo normas acadêmicas e orientados para uso didático. Com foco na aplicação pedagógica e na socialização do saber, a Revista EaD-IFSC fortalece a produção de materiais vinculados às práticas educativas na modalidade a distância, comprometida com a qualidade e acessibilidade dos conteúdos.</span></p> <p class="p1"><span class="s1"><strong>ISSN ELETRÔNICO - 2966-1919</strong></span></p>https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/eadifsc/article/view/3863Editorial2025-04-09T21:27:48+00:00Daniela Yanorevista.ead@ifsc.edu.br2025-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação a Distância do IFSChttps://ojs.ifsc.edu.br/index.php/eadifsc/article/view/3865PROPORCIONALIDADE E REGRA DE TRÊS2025-04-16T18:13:19+00:00Gustavo Camargo Bértigustavo.berti@ifsc.edu.br<table> <tbody> <tr> <td colspan="3"> <p><span style="font-weight: 400;">A regra de três é um método de cálculo baseado na proporcionalidade entre grandezas, essencial para resolver problemas do cotidiano. Este estudo aborda os conceitos de proporção, com foco em grandezas diretamente proporcionais, ou seja, que crescem ou diminuem juntas, ou inversamente proporcionais, nas quais o aumento de uma implica na diminuição da outra. Também é explorada a regra de três composta, aplicada em situações com múltiplas grandezas, como no cálculo da carga horária necessária para construir uma estrada, considerando equipes, tempo e distância. A compreensão desse conceito permite interpretar e resolver situações-problema de forma lógica, eficiente e fundamentada, sendo uma habilidade matemática importante em diversas áreas do conhecimento e na tomada de decisões práticas do dia a dia. Além disso, favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional, contribuindo para uma melhor análise quantitativa de situações reais e maior autonomia na resolução de desafios matemáticos.</span></p> </td> </tr> <tr> <td colspan="2"> <p><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: proporcionalidade, regra de três, grandezas.</span></p> </td> <td> </td> </tr> </tbody> </table>2025-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação a Distância do IFSChttps://ojs.ifsc.edu.br/index.php/eadifsc/article/view/3872PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTAGEM 2025-04-22T23:09:16+00:00Vanessa Soares Sandrini Garciavanessa.sandrini@ifsc.edu.br<p class="Resumo">O estudo dos Princípios Fundamentais da Contagem é essencial para a compreensão da análise combinatória, que possibilita resolver problemas envolvendo agrupamentos e combinações de elementos. Este artigo apresenta os princípios multiplicativo e aditivo, fundamentais para determinar o número de possibilidades em diferentes cenários. Além disso, explora o Princípio da Inclusão e Exclusão, utilizado para evitar contagens duplicadas, e, ainda o Princípio da Casa dos Pombos, que garante a existência de repetições em determinados conjuntos. Para ilustrar esses conceitos, utiliza-se de exemplos rotineiros e aplicados ao cotidiano. Ao fornecer uma visão geral dos métodos de contagem, o artigo busca facilitar a compreensão dos princípios básicos da análise combinatória, destacando sua relevância em diversas situações do cotidiano.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação a Distância do IFSChttps://ojs.ifsc.edu.br/index.php/eadifsc/article/view/3893Expediente2025-04-24T12:48:23+00:00Caroline D Henriquecaroline.daufemback@ifsc.edu.br2025-04-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação a Distância do IFSC