Comunicar para transformar
a extensão como agente de mudança
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.4046Palavras-chave:
Comunicação, Extensão, MudançaResumo
Como começar a falar daquilo que faz parte da essência das atividades fins das instituições de ensino superior (IES), especialmente as públicas brasileiras? Como tratar ou singularizar em conceitos aquilo que por si só dá razão à existência delas? É difícil conceituar a extensão e mais difícil ainda não fazê-lo, pois, sem tal desafio, não poderia elevar o tema e as reflexões aqui postas.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA (ABCPública). Sobre a ABCPública. Disponível em: http://abcpublica.org.br. Acesso em: 18 jul. 2025.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed.34, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. UFRRJ abre novo período com aula inaugural sobre Cultura Digital e Inteligência Artificial. Portal UFRRJ, Seropédica, 22 ago. 2024. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/ufrrj-abre-novo-periodo-com-aula-inaugural-sobre-cultura-digital-e-inteligencia-artificial/. Acesso em: 21 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.