O conhecimento extensionista que transforma
Palavras-chave:
Extensão, diálogo, conhecimentoResumo
Com entusiasmo, apresentamos a edição de 2025 da Revista Caminho Aberto, uma publicação que se consolida como espaço de diálogo e reflexão sobre a inserção da extensão no mundo contemporâneo. Inspirados na pedagogia freireana, reafirmamos que o conhecimento não é um ato de mera transmissão de informações, mas um processo dinâmico de construção conjunta. Nesse sentido, a extensão precisa ser um espaço de encontro entre sujeitos, onde o diálogo e a reflexão crítica são os agentes para a mudança e transformação social. Nesse processo, a extensão que almejamos na Caminho Aberto perpassa o agir em conjunto no mundo para transformá-lo, em contraposição à ação extensionista que busca se impor de fora para dentro. Ao assumir tal posicionamento, entendemos que, nas relações que estabelece com o mundo, o ser humano acaba marcado pelos resultados de sua própria ação. “Atuando, transforma; transformando, cria uma realidade que, por sua vez, ‘envolvendo-o’, condiciona sua forma de atuar”. (FREIRE, 1983, p. 17). Nesta edição, temos o compromisso de manter um fluxo contínuo de conteúdos em estreita relação com os princípios mencionados. O volume será composto pelas seções de entrevista, editorial, além de trazer relatos de experiência e artigos que evidenciam a importância da extensão para o desenvolvimento das comunidades onde ela se faz presente. Há o compromisso com a publicação de trabalhos inéditos, frutos de pesquisas e projetos de extensão que revelam a riqueza e a diversidade do conhecimento produzido nas instituições de ensino do país.
Referências
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.