Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como forma de Inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3805

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, inovação, tecnologia, economia circular, igualdade de gênero

Resumo

O projeto “Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como Forma de Inclusão" analisa os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil no campo do empreendedorismo, com foco no município do Cabo de Santo Agostinho-PE. O objetivo central deste artigo é relatar os principais resultados oriundos da experiência das autoras na condução do projeto supracitado, utilizando a metodologia descritiva para fornecer uma visão detalhada das ações. Buscou-se incentivar o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de negócios, promovendo igualdade, independência e inclusão, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10. O projeto foi conduzido seguindo algumas etapas, iniciando com a busca de parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e associações para capacitar mulheres em temas como marketing digital, gestão de negócios e economia circular. Os encontros incluíram capacitações abrangentes e acompanhamentos periódicos das mulheres. Os resultados mostram um aumento no engajamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre as participantes, evidenciando a importância de iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Um dos desafios enfrentados pelo projeto foi a falta de equipamentos específicos para transformação de materiais, e para contornar essa limitação, pretende-se buscar financiamento como perspectivas futuras, garantindo melhores condições para a continuidade e expansão das atividades. O impacto positivo do projeto reflete-se nos depoimentos das participantes, destacando a importância do projeto na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres empreendedoras, além do estabelecimento de uma rede de apoio e capacitação contínua.

Biografia do Autor

Gabriele Karine dos Santos, IFPE - campus Cabo de Santo Agostinho

Bacharelanda em Administração pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e técnica em Logística pela mesma instituição. Tenho experiência em projetos de pesquisa e extensão, atuando em iniciativas voltadas para gestão de estoques, inclusão digital e empreendedorismo feminino. Minha trajetória profissional inclui mais de três anos no setor de produção e comércio de materiais em gesso, desempenhando funções nas áreas de vendas, controle de produção e gestão de estoques. Tenho interesse em inovação, desenvolvimento de pessoas e estratégias de negócios, buscando constantemente aprimorar meus conhecimentos e contribuir para projetos de impacto.

Fabiane Veras, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Mestra em Gestão Empresarial pelo MPGE da FBV/ Devry Brasil; Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Logística, com MBA em Logística Empresarial, ambos pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - UPE/FCAP . Com nove anos de experiência profissional na área de Logística, atuando em grandes empresas como: Fly Logística, Navegação Vale do Rio Doce S/A, Companhia Vale do Rio Doce S/A e na Log-In Logística Intermodal S/A. Na área docente, com dez anos de experiência docente em instituições de ensino Superior e pós graduação em IES de Pernambuco como: Faculdade IBGM , Faculdade Boa Viagem- Devry Brasil Faculdade Guararapes- FG. No ensino técnico foi Professora Pesquisadora Conteudista no curso Técnico de Logística - Modalidade EAD da Secretaria de Educação de Pernambuco - SEPE, atualmente compondo o corpo docente do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE campus Cabo, de Santo Agostinho o no curso técnico de Logística; Bacharel em Administração e Pós Graduação em Gestão Estratégia em Logística.

Marcella Brito, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Universidade Federal de Campina Grande-PB (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Permanbuco (2012). Atualmente, Professora de Gestão e Negócio no IFPE, campus Cabo de Santo Agostinho-PE. Com experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, produtividade, sistemas de gestão da qualidade, qualidade em serviços e planejamento estratégico.

Referências

ALVES, A. S. R., et. al. Empreendedorismo Feminino. Revista Gestão em Foco - Edição nº 14 – Ano: 2022.

ANDRADE, A. L.; AMARO, R. C.; PESSOA, L. F.; ALVARENGA, M. E. Trabalho de extensão como uma forma de geração de renda. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, n. 5, p. 44–50, 2021. DOI: 10.35700/ca20160544-502056. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2056>. Acesso em: 2 fev. 2025.

BRASIL, Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas Brasil, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 05 jun. 2024.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, J. C. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Porto Alegre, v. 12, n. 25, p. 158–198, dez. 2010.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

WITT, A. T. da S.; SOUZA, P. C. de. Programa de extensão Mulheres Sim: Um estudo sobre suas alunas e sua efetividade nos câmpus. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, n. 4, p. 72–83, 2021. DOI: 0.35700/ca20160472-831822. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/1822>. Acesso em: 2 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Karine dos Santos, G., Veras Klein de Aquino , F. ., & Brito Galvão, M. (2025). Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como forma de Inclusão. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 19, 1–14. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3805