Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como forma de Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3805Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino, inovação, tecnologia, economia circular, igualdade de gêneroResumo
O projeto “Empreendedorismo Feminino: Inovação e Tecnologia como Forma de Inclusão" analisa os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil no campo do empreendedorismo, com foco no município do Cabo de Santo Agostinho-PE. O objetivo central deste artigo é relatar os principais resultados oriundos da experiência das autoras na condução do projeto supracitado, utilizando a metodologia descritiva para fornecer uma visão detalhada das ações. Buscou-se incentivar o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de negócios, promovendo igualdade, independência e inclusão, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10. O projeto foi conduzido seguindo algumas etapas, iniciando com a busca de parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e associações para capacitar mulheres em temas como marketing digital, gestão de negócios e economia circular. Os encontros incluíram capacitações abrangentes e acompanhamentos periódicos das mulheres. Os resultados mostram um aumento no engajamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre as participantes, evidenciando a importância de iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Um dos desafios enfrentados pelo projeto foi a falta de equipamentos específicos para transformação de materiais, e para contornar essa limitação, pretende-se buscar financiamento como perspectivas futuras, garantindo melhores condições para a continuidade e expansão das atividades. O impacto positivo do projeto reflete-se nos depoimentos das participantes, destacando a importância do projeto na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres empreendedoras, além do estabelecimento de uma rede de apoio e capacitação contínua.
Referências
ALVES, A. S. R., et. al. Empreendedorismo Feminino. Revista Gestão em Foco - Edição nº 14 – Ano: 2022.
ANDRADE, A. L.; AMARO, R. C.; PESSOA, L. F.; ALVARENGA, M. E. Trabalho de extensão como uma forma de geração de renda. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, n. 5, p. 44–50, 2021. DOI: 10.35700/ca20160544-502056. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2056>. Acesso em: 2 fev. 2025.
BRASIL, Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas Brasil, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 05 jun. 2024.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 06 jul. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, J. C. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho? Sociologias, Porto Alegre, v. 12, n. 25, p. 158–198, dez. 2010.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
WITT, A. T. da S.; SOUZA, P. C. de. Programa de extensão Mulheres Sim: Um estudo sobre suas alunas e sua efetividade nos câmpus. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, n. 4, p. 72–83, 2021. DOI: 0.35700/ca20160472-831822. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/1822>. Acesso em: 2 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.