Como adaptar uma bicicleta para uso didático interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170015-251937Palavras-chave:
Material didático. Interdisciplinaridade. Bicicleta musical. Aprendizagem significativaResumo
O grande desafio do professor em sua atividade de educador está em socializar conhecimentos de maneira atraente e motivadora, mantendo a atenção dos alunos focada no tema proposto. Uma técnica que pode auxiliar no sucesso da tarefa é o uso dos materiais concretos que ilustram o conteúdo e prendem a atenção dos alunos. O presente artigo mostra como construir a bicicleta musical e como utilizar este organizador prévio em diferentes disciplinas. Os testes do presente equipamento foram realizados em aulas de ensino médio do IFSC/campus de Chapecó, por professores de todas as disciplinas, explorando o equipamento de forma interdisciplinar, servindo para diferentes propósitos educacionais. Devido à versatilidade e aplicabilidade do equipamento como motivador interdisciplinar, unidades da bicicleta musical foram reproduzidas e repassadas a três escolas de rede pública Estadual em Chapecó, sendo utilizadas por professores de diferentes áreas de conhecimento, desenvolvendo a prática de interdisciplinaridade.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n6.p15-25.1937
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2017-08-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.